segunda-feira, 25 de março de 2019

PAPA FRANCISCO CONCEDE TÍTULO DE “MONSENHOR” A PADRE MOTA.


Várzea Alegre recebe com alegria a importância notícia da concessão de título de Monsenhor ao vigário padre Mota.  Fato ocorrido hoje 25 de março,  por volta das 11h45min, dia da Anunciação do Senhor e data em que o Padre José Mota Mendes completa 50 anos que assumiu a Paróquia de São Raimundo Nonato (sendo sua chegada a Várzea Alegre em 17 de março de 1969), o nosso sacerdote, em companhia dos Padres David e Erivano, recebeu a visita do bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, e do Padre Acurcio Oliveira Barros, Reitor do Seminário São José.

O Objetivo da visita foi comunicar que, a pedido de Dom Gilberto, o Papa Francisco concedeu a Padre Mota o título de “Monsenhor”. A palavra monsenhor vem do francês ‘monseigneur’, que significa ‘Meu Senhor’, sendo um título eclesiástico de honra conferido pelo Papa a sacerdotes, por serviços prestados à Igreja Católica. Os monsenhores vestem a cor púrpura (que está mais próximo do magenta), uma batina com botões, uma faixa e geralmente não tem um solidéu ou uma cruz peitoral que os distingue de bispos e cardeais.

A cor púrpura está ligada à tradição no Império Romano para vestir novos dignitários com um manto púrpura. Na heráldica medieval, esta cor simbolizava a justiça, a majestade real e a soberania.

A entrega do título será realizada pelo nosso bispo diocesano, em Concelebração Eucarística, no dia 21 de abril, Domingo de Páscoa, às 9h, na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato. A comunidade católica varzealegrense, agradecida pela homenagem, convoca todos os fiéis para esse momento de júbilo e fé.
Parabéns “Monsenhor Mota”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário