segunda-feira, 7 de setembro de 2020

V. ALEGRE 150 ANOS – IMAGENS QUE FAZEM PARTE DESSA HISTÓRIA.

A cidade de Várzea Alegre sempre teve a tradição de na data do dia 07 de setembro fazer lindos desfiles cívicos em honra a nossa pátria. Desde os idos anos 70 80 e 90,  para os que nessas épocas participavam, era uma verdadeira honra. Já nos últimos anos viu-se uma notória mudança quanto a esse espírito patriótico. Mas sem que a falta deste venha a ameaçar a realização destes. Os últimos tem mantido tradição de reunir grande parte das instituições entre escolas das redes de ensino estadual, municipal e particular, grupamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Civil, clubes de serviços e organizações não governamentais.

Todo ano no desfile, a Secretaria Municipal de Educação trabalha temas diferentes sempre preservando o enfoque de Valorizar a história é fortalecer nossa cultura.

As escolas desfilam mostrando a cultura popular com as quadrilhas juninas, o carnaval, a literatura local, os costumes e a religiosidade, destacando personagens como o padre José Mota Mendes, neste ano 52 anos de formação sacerdotal e 80 anos de vida.

Apresentações sobre o Carnaval, que é uma manifestação rica em Várzea Alegre, ganham destaque no desfile.

Desfilam mais de 20 escolas da rede municipal de ensino, somando mais de 2500 estudantes, professores, diretores e coordenadores escolares também participam do desfile que ainda recebe a participação da Polícia Militar, Maçonaria, Lions, Corpo de Bombeiros Civil, entre outras organizações com atuação no município.

O evento começa sempre por volta das 08h, saindo da Escola Dr. Pedro Sátiro e com encerramento em frente à igreja matriz de São Raimundo Nonato.

Há também o hasteamento de bandeiras no Paço Municipal Prefeito Francisco Correia Lima (Dr. Hamilton).

O desfile é sempre prestigiado pelas autoridades que acompanham a passagem das escolas num palanque montado em frente à prefeitura e por populares que se aglomeraram nas calçadas.

Hoje seria dia de mais uma vez estarmos a prestigiar esse evento. Mas por conta da pandemia fica somente as imagens para ativar as nossas recordações.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário