segunda-feira, 11 de abril de 2011

Patrimonio Historico - Opinião.


Temos feito comentários e bronquiado muito com relação as determinações e trocas promovidas pelo legislativo local. Num vai e vem danado que chega a confundi. Quanto a casa do Senhor Dirceu, temos que analisar também o aspecto do direito de propriedade. Não sei quem são os herdeiros do património, onde moram, suas preocupações com a historia de Várzea-Alegre, se aqui andam pelo menos, se facilitaram os encaminhamentos para o tombamento publico.

Na verdade, como donos podiam vender a quem fizesse melhor oferta. Quem comprou também não pode ser responsabilisado por nada, e, o puder publico , as vezes, não tem os recursos suficiente para aquisição.

Pra memoria e historia do município é um desastre, mas encontrar os culpados são outros quinhentos. E, se os proprios herdeiros do património não estão nem aí com a memoria e historias de seus ancestrais ? O que fazer?

Conhecemos varias famílias varzealegrenses que um dia, há 40, 50, 60, 70 anos deixaram nossa terra e fixaram residência noutras localidades, mas nunca se desfizeram de seus bens locais. Muito pelo contrario, cuidam com muito amor, e, visitam sempre a cidade nas suas principais festas como padroeiro, semana santa e Carnaval. Outros existem que investem na cidade mantendo o seu património e adquirindo de outras pessoas.

E, lamentavelmente, temos também aqueles que dão as costas e se desfazem de tudo e vão viver a vida longe, esquecendo memoria, historia e cultura de sua própria genealogia. Na terra de tudo se ver.

2 comentários:

  1. Estamos nos metendo demais no Informativo Tempo de Crescer. Mas, a controversia relacionada ao Patrimonio fascina e nos leva tambem a trazer nossa modestia opinião. É muito facil jogar a culpa nos costado de alguem, o que não é facil é analisar com frieza e sem paixão os fatos como são, a realidade fria e concreta.

    ResponderExcluir
  2. Fica muito dificil opinar quando não se conhece o fato: Quem vendeu, quem comprou etc. Eu não os conheço. Se o patrimonio era de herança, é claro que os herdeiros são descendentes dos antigos donos. Pergunta-se onde está o amor a memoria, a cultura a historia desses herdeiros? Depois deles poderão existir outros culpados. Mas os primeiros são eles, sem duvida.

    ResponderExcluir