segunda-feira, 18 de julho de 2011

TRAJÉDIAS DEIXAM UM SALDO DE 12 MORTOS NO INTERIOR DO CEARÁ


TRAJÉDIA EM  BARABALHA E EM TIANGUÁ DEIXAM DOZE MORTOS


Uma tragédia se abateu sobre o Município de Barbalha, na Região do Cariri (a 503Km de Fortaleza), na noite deste Sábado (16/07). Pelo menos seis pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas - algumas em estado gravíssimo - em consequência de um acidente de trânsito ocorrido na avenida principal daquela cidade. Um caminhão que transportava uma carga de tinta automotiva, supostamente perdeu os freios numa ladeira e colidiu violentamente na traseira de um ônibus que levava cerca de 30 pessoas para uma missa. 

Com o impacto da colisão traseira, o ônibus foi ‘empurrado’ e acabou atingindo uma residência e uma padaria, na Avenida Paulo Maurício Sampaio, além de quatro automóveis e uma motocicleta que estavam parados na avenida.
MORTES
Na casa atingida pelo ônibus estavam Terezinha Martins de Queiroz e seu filho Márcio Martins de Queiroz que morreram na hora.
Também faleceram no local o motorista Adail Alves do nadcimento e um passageiro até o momento não identificado do caminhão de placas HUM-6329, inscrição de Iguatu (CE). Eugênio Alves do Nascimento filho do motorista do camihão, escapou ileso. A lista de mortos aumentou quando dois passageiros do coletivo faleceram na emergência do Hospital Santo Antônio, situado a menos de 100 metros do local do desastre. Foram eles Maria Adriana de Oliveira e Francisco Apolinário de Sousa.
Segundo os primeiros levantamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o resgate no local foi demorado e a falta de efetivo dos Bombeiros tornou-se um obstáculo para um melhor atendimento às vítimas. No hospital, o caos se instalou e levou a direção da unidade de saúde a pedir, através das emissoras de rádio da região, a presença de médicos enfermeiros voluntários, tamanho o número de pessoas feridas e as poucas condições de atendimento daquele hospital.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, major Sawki, foram utilizados dois caminhões auto-bomba-tanque, além de um carro de resgate e uma ambulância de socorro.
O desastre aconteceu na Ladeira do Caldas, uma área de muito perigo e onde já foram registrados outros acidentes. O motorista do ônibus, José Nilton Quezado, sofreu apenas ferimentos leves. Cinco feridos no Hospital Santo Antônio e outros seis foram transferidos para o Hospital São Vicente.
Seis horas após um desastre com um ônibus que matou seis pessoas na cidade de Barbalha, na Região do Cariri, outro acidente envolvendo coletivo deixou o saldo trágico de sete pessoas mortas no Município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba (a 335Km de Fortaleza). 

O segundo acidente aconteceu por volta de uma hora de ontem no quilômetro 300 da BR-222, quando o ônibus de placa AEA-4208 acabou capotando. O veículo seguia de Teresina (PI) com destino a esta Capital. A Polícia levantou a hipótese de um defeito mecânico ter causado o sinistro. O motorista do coletivo, identificado como Wilson Lídio da Costa, 53, afirmou que ocorreu uma pane no sistema de freio.
O ônibus pertence à Cooperativa Transportadora do Piauí (Cootranspi). No veículo, que apresentava péssimo estado de conservação, estavam 45 pessoas. Elas iriam passar o domingo em uma praia em Fortaleza.
Conforme testemunhas, o motorista percebeu que o veículo estava sem freios e gritou para que os passageiros se segurassem. Mas, não conseguiu evitar que o coletivo capotasse em frente ao Hotel Cascata.

MORTES
Entre as sete pessoas que morreram no desastre estão duas mulheres (uma delas, grávida) e uma criança. Até a noite passada, a s autoridades não tinham ainda divulgado o nome dos sete mortos. "As famílias das vítimas estão sendo esperadas para poder confirmar os nomes", informou a policial rodoviária federal Marta, que estava de plantão, na noite passada, na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
No entanto, a Polícia Rodoviária Federal identificou alguns dos passageiros que sobreviveram ao desastre. São elas, Zenilde Campelo Silva Torres, Luana Letícia Campelo Torres, Camila Torres dos Santos, Kennedy Ferreira dos Santos, Severina Torres dos Santos, Paulo Sergio Abreu, Maria Julia dos Santos Dias, Raimunda da Conceição Filho, Paulo Ferreira Gomes, Maria das Graças Silva Santos, Erisnete dos Santos Silva, Milton Lídio da Silva, Daniel Carvalho de Sousa e Hamilton Alexandre dos Santos.
Entre os feridos graves está a passageira identificada como Taís de Cássia da Silva, 16, que sofreu politraumatismo.
Na noite de sábado, um acidente com um ônibus na cidade de Barbalha (a 503Km de Fortaleza) matou seis pessoas. O desastre aconteceu na principal avenida daquela cidade, quando um caminhão que transportava uma carga de tinta automotiva se desgovernou na Ladeira do Caldas e foi de encontro à traseira de um ônibus.

DESASTRES
No coletivo estavam 30 pessoas que iriam a uma missa. Com o impacto, o ônibus foi ´empurrado´ em direção à calçada e destruiu a fachada de uma residência e de uma padaria. Seis pessoas morreram, entre elas, os dois ocupantes do caminhão e duas pessoas que estavam na residência atingida, além de dois passageiros do coletivo.
Também no sábado, um acidente com um ônibus que procedia de Natal (RN), no quilômetro 14 da BR-116, em Messejana, nesta Capital, resultou na morte de um dos motoristas do coletivo da Viação Nordeste.
 Postador pela EDIÇAO DO BLOG - D.F.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário