sexta-feira, 22 de julho de 2011

VALORES HUMANOS

Violência, desonestidade, desrespeito contaminam as relações em nossa sociedade. Para mudar esse quadro há que se trabalhar com crianças e adolescentes em formação. É o que entende o grupo que desenvolveu e disponibiliza, gratuitamente, na internet o Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola (www.cincominutos.org). O grupo propõe a criação de uma lei que determine a inclusão do ensino de valores humanos no currículo de todas as escolas do País, do ensino básico e do ensino médio.

O grupo é formado, em sua maioria, por pedagogos voluntários de Fortaleza. Eles estão se mobilizando para sensibilizar os parlamentares e a sociedade, diante dos casos de violência que acontecem até mesmo em sala de aula, envolvendo adolescentes. No texto, o grupo pede uma lei “que estabeleça como prioridade do processo educativo a formação do caráter, como acontecia em gerações anteriores, quando os pais e mesmo a escola ensinavam às crianças o respeito por si mesmas, pelos outros, pela natureza, pelas leis, a honestidade, a verdade, a justiça, a ética, a responsabilidade, a afetividade, etc.”

A coordenadora do Programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, Saara Nousiainen, observa que hoje os pais não têm tempo para estar com os filhos e repassar valores como antes. “Há os casos também de pais que nem valores têm para ensinar aos filhos”, ressalta. Já as escolas, acrescenta, priorizam “empurrar conhecimento para a cabeça do aluno sem se importar com o coração. É preciso criar a conexão cabeça-coração”.

http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=2883

Um comentário:

  1. "É preciso criar a conexão cabeça-coração”.

    Esta é a unica esperança que resta. Parabens ao Grupo, que Deus abençoe e ilumine a todos.

    Abraços.

    ResponderExcluir