quinta-feira, 17 de novembro de 2016

POPULAÇÃO DE ORÓS PROTESTA CONTRA O ESVAZIAMENTO DO AÇUDE.


Moradores e produtores rurais do município de Orós realizaram na manhã desta quarta feira (16), manifestação contra o esvaziamento do açude daquela localidade, que visa atender a demanda do baixo Jaguaribe, e região metropolitana de Fortaleza. Com a liberação de 16 m3/s, a água chega ao açude Castanhão pelo Rio Jaguaribe.
Com essa liberação o nível do açude cai 4 cm3 a cada 24h

Os participantes da percorreram as ruas da cidade de Orós, pedindo que o governo do estado análise melhor a situação hídrica do açude. Segundo a organização do movimento eles são contra o uso da água para irrigação ao longo do trecho de transferência.

Desde setembro o açude Orós passou a dar suporte hídrico para o castanhão; Na época o açude tinha 29% da capacidade e tinha vasão de 10 m3/s e atualmente, dois meses depois estando com apenas 17,9%. Essa vazão é aumentada para os 16m3/s.


Em nota a cogeh informou que em janeiro o açude Orós terá apenas 10% da capacidade, e ainda assim terá condições de contribuir com as regiões do baixo e médio Jaguaribe e de forma complementar com o açude castanhão. A cogeh disse ainda que todas as decisões sobre a vasão são transparentes e foram discutidas em audiências publicas e comitês de bacias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário