domingo, 21 de maio de 2017

POESIA - Na sombra do umbuzeiro





A minha inspiração pede 
Pra descrever o que vejo
Pra escrever eu pelejo
E o meu pensamento cede
O que eu sinto ninguém mede
E é pensando em Deus primeiro
Que escrevo esse meu roteiro
Pedindo a Deus discernimento
Pra defender meu intento
Na sombra do umbuzeiro

Sob a sua proteção
Muita vida é encontrada
E dessa árvore copada
Nos vem muita inspiração
Trazendo satisfação
Através desse roteiro
Rogo ao Deus verdadeiro
E ao seu filho Jesus
Que mim der a sua luz
Na sombra do umbuzeiro

Uma cigarra cantando
Menino jogando bila
Numa infância tranquila
Sua vida aproveitando.
Seus sonhos realizando
Enfrentando um formigueiro
Que se assanha ligeiro
Vichy que tanta formiga
Mas com elas ninguém se intriga
Na sombra do umbuzeiro

Um pilão velho deitado
Que hoje não serve mais
Uma rolinha o ninho faz
Com outros bem do seu lado
Meninas fazem quizado
Abanando um fogareiro
E cada uma quer por primeiro
Experimentar a comida
São coisas da nossa vida
Na sombra do umbuzeiro

Um moinho que foi usado
E hoje já não serve mais
E muito do que ficou pra trás
Na sombra será lembrado
Não fico traumatizado
Por lá não achar dinheiro
Meu espírito alvissareiro
Se renova a cada dia
Renovando a harmonia
Na sombra do umbuzeiro
 
Dois amigos conversando
Em um banco de aroeira
Relembrando a brincadeira
Do galamarte balançando
Um acabava cansando
Por brincar o dia inteiro
Sem gastar nem um cruzeiro
Sempre na pura alegria
Alimentando a fantasia
Na sombra do umbuzeiro

Canta a rola fogo pagou
Trina um galo de campina
Encantando a menina
Que a boneca lá deixou
Seu namorado encontrou
E o seu amor verdadeiro
Transformou-se em desespero
Por não deixar sua boneca
Sua mãe diz que ninguém peca
Na sombra do umbuzeiro

Uma pedra de amolar
Uma foice pendurada
Uma urupemba rasgada
Bornal velho de caçar
Espingarda sem prestar
Dentro de um cupinzeiro
Uma pua um tabaqueiro
Tudo isso eu encontrei
Nessa hora quase chorei
Na sombra do umbuzeiro

Dois jumentos descansando
Uma vaca remoendo
E o dono dela dizendo
Que em vender está pensando
Galinhas em baixo ciscando
Enfrentando um formigueiro
Galo canta no terreiro
Seu reinado anunciando
E as galinhas escutando
Na sombra do umbuzeiro


    Cláudio Sousa
Sitio Cachoeira Dantas 
  Várzea Alegre -Ce.
        21 05 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário