sexta-feira, 31 de julho de 2020

ATENÇÃO CRIADORES HOJE ENCERRA O PRAZO PARA COMPRA DA VACINA CONTRA AFTOSA

 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-Ce) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Econômico do município comunicam que hoje é o ultimo dia para compra da vacina contra a febre aftosa.

A primeira etapa da Campanha contra Febre Aftosa 2020 foi prorrogada até esta data por conta da pandemia do coronavirus, sendo quê por conta destas os relatórios pré-eliminares apresentaram os índices parciais da Campanha muito abaixo do necessário, não alcançando 50%.

O gerente local da Emater, Evilásio José de Sousa que após a compra o criador deve vacinar seu rebanho, tendo até o dia 31 de agosto comprovação da vacinação. (Na imagem calendário para declaração)

 

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), responsável pela Campanha no Ceará, a previsão é que sejam vacinados cerca de 2,6 milhões de bovinos e 1,4 mil de bubalinos no Ceará.

O Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), Plano Estratégico 2017 – 2026, prevê que a última etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Ceará poderá ocorrer em maio de 2021, quando o estado deve se tornar livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). “A partir daí será pleiteado junto ao Mapa o status do Ceará livre da Febre Aftosa. Por isso é importante que os produtores cumpram esses calendários vacinal, pois só assim estaremos aptos a alcançar esse status”, reforça a presidente da ADAGRI, Vilma Freira.


quinta-feira, 30 de julho de 2020

NOTA DE FALECIMENTO JOSÉ PADECO


Com pesar noticiamos o falecimento do varzealegrense morador da Rua de São Vicente, José Antonio de Sousa (José Padeco), aos 63 anos.

O mesmo havia sofrido AVC hemorrágico chegando a realizar cirurgia em um  hospital da cidade de Barbalha.

Tendo o seu quadro de saúde agravado no dia de ontem não resistindo à estas complicações.


quarta-feira, 29 de julho de 2020

29 de julho: Dia da Identificação


Nesta data, foi expedida a 1ª carteira de identidade do estado de São Paulo (SP), utilizando sinais antropométricos e datiloscopia. Os dados antropométricos consistiam no registro (em milímetros) de várias partes do corpo humano, como diâmetro da cabeça, comprimento da orelha, marcas como tatuagens e cicatrizes, etc. Essas informações formavam uma ficha antropométrica, que também continha uma fotografia do indivíduo. A datiloscopia é a identificação do Homem através das impressões digitais.

Fonte: https://www.msn.com

domingo, 26 de julho de 2020

NO DIA DOS AVÓS IMAGENS QUE MARCAM MINHA GERAÇÃO

MEUS AVÓS PATERNOS

Raimundo Cesário de Sousa e Maria Tereza de Jesus


RAIMUNDO BERNARDINO DE SOUSA AVÔ MATERNO




MEUS PAIS AVÓS DOS MEU FILHOS


EU O FILHO E OS NETOS



NO DIA DOS AVÓS. RELEMBRO A CASA DO MEU AVÔ NENÉM CESÁRIO DAS PANELAS


Os meninos de minha época
Não eram tão bobos assim
Mas tinha sim uns que eram
Quase igualmente a mim
Hoje a minha recordação
Me levou ao terreiro e ao vão
Da casa do outro lado
Onde meu avô morou
E tia Socorro lá ficou
Nesse casarão amado

Lembro as meninas brincado
No terreiro bem limpinho
Eu não gostava por que
Não ia brincar sozinho
Naquele tempo Menino
Só se fosse ele morfino
Pra com menina brincar
Elas ficavam brincando
Eu da calçada só olhando
E ouvindo o cantarolar

Eu não poderei esquecer
É do pé de tamarindo
Eu não subia, mas as pedras
Derrubava e eu sorrindo
Me lembrei do bacurim
O pomar nos chamávamos assim
O porque ainda não sei
Só sei que lá tinha fartura
E também tinha mistura
De frutas que eu não plantei

Manga lá de quatro tipos
Ou até mais se encontrava
Mas a tal manga jasmim
Era a que mais papai gostava
Mas quando aqui veio morar
Titonho vinha nos deixar
Daquelas que era escolhida
Um cheiro delicioso
Um gosto assim tão gostoso
Que marcou na minha vida

Lá também tinha goiaba
Graviolas e coqueiros
Tinha banana e mamão
Desses que bota ligeiro
Tinha lá um cacimbão
Um balde puxado a mão
Para banho nós tomar
Respeitando certa distancia
Pra com o descuido da ânsia
A água não contaminar

Agora eu vou adentrar
Da sala até a cozinha
Vou busca essas imagens
Aqui na lembrança minha
Cadeiras eram bastante
Nas paredes encostadas
Umas de couro outras de fios
Assim bem entrelaçado
Coisa boa feita à mão
Umas por um artesão
Outras na loja comprado

No corredor a Cantareira
Com três potes esfriador
Para quem chegar tomar água
Que era dada com amor
A outra sala era a de janta
Onde a alegria era tanta
Com Tia Socorro chamando
Se eu não era o primeiro
Não ficava por derradeiro
Ia logo me aconchegando

Um guarda louça de lado
Um oratório num canto
Todo lotado de santo
Que eu nem tinha bem notado
Na cozinha pendurado
Um gancho pra botar toucinho
E bem ali num cantinho
Uma linda bateria
De alumínio que todo dia
Tinha alumínio limpinho

Mas o que me fez recordar
Todas essas imagens lindas
São saudades que não findas
Do que me pus a lembrar
Galo de campina a cantar
Relembra nossa infância
Tempo de extravagância
Que a idade levou
E só recordação ficou
Da época da lactância.


26 de julho: Dia dos Avós


Esse dia é para ser comemorado com aquele bolinho bem gostoso e um abraço bem apertado! A data é mais conhecida como Dia da vovó, em homenagem a Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Há menção à vida de São Joaquim no evangelho apócrifo de Tiago.



sábado, 25 de julho de 2020

CASO JOÃO GREGÓRIO - CHEGA A PUBLICO IMAGENS QUE SE LEVA CRER QUE SEJAM, DA PEÇA DE INVESTIGAÇÃO DA POLICIA CIVIL


Não sabendo se precisar se o documento é de fato original, o que se leva a crer que sim, pela riqueza de detalhes. Tem esses dias veiculado na rede social WhatsApp. Imagens de documentos que podem ser partes integrantes da peça de investigação encaminhada pela Policia Civil a Mm Juiz (a) da Comarca de Caririaçu, fazendo REPRESENTAÇÃO POR PRISÃO PREVENTIVA E BUSCA E APREENSÃO, de investigados em Inquérito Policial instaurado com o fim de apurar Homicídio Doloso, fato ocorrido no dia 24 de dezembro de 2019, por volta das 07:00hrs, na Parede do Açude, nas proximidades da residência da vítima, no Centro da cidade de Granjeiro-CE, figurando como vítima JOÃO GREGÓRIO NETO, então prefeito municipal de Granjeiro-CE.

Figura como principal investigado o nome do VICENTE FÉLIX DE SOUSA(61), ex-prefeito e pai do à época vice-prefeito, também investigado, TICIANO DA FONSECA FÉLIX(35).

PLÁCIDO DA CUNHA, brasileiro, casado, comerciante, natural de Lavras da Mangabeira/CE, residente e domiciliado no Sítio Traíras, Granjeiro-CE.

LUIZ ALBERTO FERREIRA MARQUES (44), brasileiro, solteiro, vereador, natural de VárzeaAlegre/CE, residente e domiciliado no Sítio Picada, Zona Rural Granjeiro-CE.

JOAQUIM MAXIMILIANO BORGES CLEMENTINO(42), brasileiro, solteiro, comerciário, natural de Juazeiro do Norte/CE. residente em Granjeiro-CE.

GERALDO PINHEIRO DE FREITAS (68), brasileiro, casado, bancário, natural de Granjeiro/CE residente e domiciliado em Juazeiro do Norte-CE,

LUANA PINHEIRO DE FREITAS (30), brasileira, solteira, médica, natural de Granjeiro/CE, residente em Juazeiro do Norte-CE,

WENDEL ALVES DE FREITAS MENDES, brasileiro, solteiro, natural de Barbalha/CE, e residente em Juazeiro do Norte.

MAYRON MYRRAY BEZERRA ARANHA(29), brasileiro, casado, servidor público, natural de Fortaleza/CE, residente em Juazeiro do Norte.

MANUEL FERNANDO BEZERRA ARIZA(31), colombiano, solteiro, de endereço não sabido.

THYAGO GUTTHYERRE PEREIRA ALVES(31), brasileiro, solteiro, desempregado, natural de Salgueiro e residente e domiciliado em Salgueiro/PE,

WYLLIANO FERREIRA DA SILVA, brasileiro, solteiro, eletricista, natural de Salgueiro-PE, e domiciliado no Sítio Cabeceiras, Zona Rural de Cedro-PE,

FRACISCO RÔMULO BRASIL LEAL DOS SANTOS(59), brasileiro, divorciado, corretor de veículos, natural de Crato/CE residente e domiciliado em Crato/CE.

ANDERSON MAURICIO RODRIGUES,(23) brasileiro, solteiro, natural e Juazeiro do Norte/CE.

Além de EXPEDIÇÃO DE MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO nos endereços acima listados além dos seguintes endereços: BAIRRO SOSSEGO, CRATO-CE e BAIRRO MURITI, CRATO-CE, ambos pertencentes a JUAREZ FÉLIX DA CUNHA SOUZA (57), brasileiro, casado, comerciante, pelas razões de fato e de direito nessa peça expostas.

O procedimento foi deflagrado mediante Portaria, com base nos fatos dispostos no Boletim de Ocorrência(BO), bem como no que foi colhido após diligências no local do fato.

Segundo informes da população, ocupantes de um veículo havia disparado contra a vítima, que tombou e foi a óbito no local. Logo após o fato, o veículo identificado como sendo um Polo, teria tomado a direção do distrito de Quitaiús, pela estrada do Sítio Cocos.

os laudos cadavérico e de local de crime, fornecidos pela Perícia Forense do Ceará – PEFOCE. O primeiro atesta o óbito e confirma que ocorreu por traumatismo crânio encefálico, provocada por ferimentos penetrantes de cabeça, por projéteis únicos de arma de fogo, por disparos efetuados à curta e à longa distância, tendo a vítima sido atingida por 5(cinco) disparos. A morte teve características de homicídio e sinais de execução, sendo os disparos a média e curta distância.

Diante das oitivas das testemunhas, que atestaram ter conhecimento que a vítima recebia ameaças de morte. Deu-se a como principal linha de investigação, a de motivação política.

Neste domingo o Fantástico programa jornalístico da TV Globo desde domingo enfatizará o caso.


sexta-feira, 24 de julho de 2020

NELZIM LEANDRO 8 DIAS DE SAUDADES


Manoel Leandro de Oliveira. Mais conhecido como "Nelzim Leandro" Nasceu em Várzea Alegre Ceará em 20 de fevereiro de 1934. Sempre cultivou esperança, otimismo e amizades. Residia no sítio Volta distrito de Ibicatu.

Não se conhecia na história de vida deste cidadão um ato que viesse a macular a sua conduta moral e social.
Homem simples trabalhador da roça, que dentro dos nossos costumes da moral e da decência, junto da sua esposa Maria Fernandes de Oliveira (in memorian), construiu uma família composta de 9 filhos, 13 netos e 6 bisnetos.

Era seu Nelzim sem dúvidas, a figura mais expressiva da família, a oito dias partiu e deixando eternas saudades a quem teve a oportunidade de conviver com sua presença.

Seu Nelzim com muita labuta, e com foco em amenizar o sofrimento dos que como ele vivia agricultura, conseguiu a preço de muito suor, adquirir maquinas para a construção de pequenos açudes e barragens. E o lhes trouxe em vida muita satisfação por estar a contribuir não somente com o progresso das comunidades rurais donde prestara os seus serviços, mas por estar a ajudar amenizar um secular problema causador de sofrimento dessas comunidades, problema que atingia plantações, animais, e humanos brancos,  negros, pobres e ricos, todos eram atingidos e sofriam com as avassaladoras secas.        

Nelzim Leandro nos deixou a oito dias, nos seus 86 anos de vida,  vindo a falecer em um dos leitos do Hospital Regional do Cariri – HRC, vítima de um ataque vascular cerebral - AVC.

A saudade estará sempre presente no coração daqueles que te amam. Seu Nelzinho, você sempre estará vivo em nossas lembranças, sempre fará parte de nossas vidas nas grandes e pequenas recordações!



quarta-feira, 22 de julho de 2020

85 ANOS DE UMA VOZ PELO BRASIL

 

Além de trilhas diferentes, o programa teve nomes diferentes. Entre julho de 1935 e dezembro de 1937, se chamou Programa Nacional. Em janeiro de 1938, é rebatizado como A Hora do Brasil. Em setembro de 1946, ganha finalmente o nome A Voz do Brasil, como registra o livro Hora do Clique: Análise do Programa de Rádio Voz do Brasil da Velha à Nova República, de Lilian Perosa.

“Receando desagradar os opositores da Hora do Brasil, [o presidente Eurico Gaspar] Dutra admitiu fazer mudanças no programa que refletissem a fase democrática experimentada naquele momento. Em 6 de setembro de 1946, através do decreto nº 9.788, o programa passou a se chamar A Voz do Brasil.”

Presidente Getúlio Dornelles Vargas (1951-1954) no Estado do Rio de Janeiro: pronuncia discurso na Hora do Brasil, Palácio Rio Negro, Petrópolis, RJ.
Presidente Getúlio Dornelles Vargas (1951-1954) no Rio de Janeiro: pronuncia discurso na Hora do Brasil- Arquivo Nacional
Além de nomes diferentes, o programa teve horário, formato e conteúdo distintos do atual: um radiojornal, a partir das 19h, dividido entre os Três Poderes da República, narrando fatos e decisões ligadas à Presidência da República, ao Congresso Nacional, à Justiça e ao Tribunal de Contas da União.

No início, “trazia além de notícias, áudios e músicas - que exaltavam muito a cultura brasileira. Tudo isso integrando o projeto de consolidação do poder de Getúlio Vargas”, lembra a jornalista Isabela Azevedo, apresentadora do programa Na Trilha da História, veiculado pelas emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Ela explica as motivações das pautas nos primórdios do programa. “O período que o Getúlio Vargas ficou no poder foi caracterizado pela valorização dos símbolos da cultura nacional, como uma forma talvez de firmar uma identidade brasileira – uma identidade que se confundisse com o governo dele.”

O jornalista e escritor Lira Neto, autor de três volumes sobre a biografia de Getúlio Vargas, também assinala o uso do programa em benefício próprio. “Em 30 de setembro [de 1937] trechos selecionados do Plano Cohen foram divulgados pelo programa de rádio Hora do Brasil. O país quedou escandalizado ante a estrepitosa revelação. Perante o estado de comoção pública, o Congresso aprovou a volta do estado de guerra por larga margem de votos”, escreve Neto.

Como a história provou, o Plano Cohen era uma farsa sobre uma suposta conspiração judaico-comunista no Brasil e a mobilização que provocou, a partir de notícias inverídicas em diversos veículos, deu margem a Getúlio Vargas instituir o Estado Novo em 10 de novembro de 1937.

Além de trilhas diferentes, o programa teve nomes diferentes. Entre julho de 1935 e dezembro de 1937, se chamou Programa Nacional. Em janeiro de 1938, é rebatizado como A Hora do Brasil. Em setembro de 1946, ganha finalmente o nome A Voz do Brasil, como registra o livro Hora do Clique: Análise do Programa de Rádio Voz do Brasil da Velha à Nova República, de Lilian Perosa.

“Receando desagradar os opositores da Hora do Brasil, [o presidente Eurico Gaspar] Dutra admitiu fazer mudanças no programa que refletissem a fase democrática experimentada naquele momento. Em 6 de setembro de 1946, através do decreto nº 9.788, o programa passou a se chamar A Voz do Brasil.”

Presidente Getúlio Dornelles Vargas (1951-1954) no Estado do Rio de Janeiro: pronuncia discurso na Hora do Brasil, Palácio Rio Negro, Petrópolis, RJ.
Presidente Getúlio Dornelles Vargas (1951-1954) no Rio de Janeiro: pronuncia discurso na Hora do Brasil- Arquivo Nacional
Além de nomes diferentes, o programa teve horário, formato e conteúdo distintos do atual: um radiojornal, a partir das 19h, dividido entre os Três Poderes da República, narrando fatos e decisões ligadas à Presidência da República, ao Congresso Nacional, à Justiça e ao Tribunal de Contas da União.

No início, “trazia além de notícias, áudios e músicas - que exaltavam muito a cultura brasileira. Tudo isso integrando o projeto de consolidação do poder de Getúlio Vargas”, lembra a jornalista Isabela Azevedo, apresentadora do programa Na Trilha da História, veiculado pelas emissoras de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Ela explica as motivações das pautas nos primórdios do programa. “O período que o Getúlio Vargas ficou no poder foi caracterizado pela valorização dos símbolos da cultura nacional, como uma forma talvez de firmar uma identidade brasileira – uma identidade que se confundisse com o governo dele.”

O jornalista e escritor Lira Neto, autor de três volumes sobre a biografia de Getúlio Vargas, também assinala o uso do programa em benefício próprio. “Em 30 de setembro [de 1937] trechos selecionados do Plano Cohen foram divulgados pelo programa de rádio Hora do Brasil. O país quedou escandalizado ante a estrepitosa revelação. Perante o estado de comoção pública, o Congresso aprovou a volta do estado de guerra por larga margem de votos”, escreve Neto.

Como a história provou, o Plano Cohen era uma farsa sobre uma suposta conspiração judaico-comunista no Brasil e a mobilização que provocou, a partir de notícias inverídicas em diversos veículos, deu margem a Getúlio Vargas instituir o Estado Novo em 10 de novembro de 1937.

fonte Agencia Brasil

terça-feira, 21 de julho de 2020

REVOLTA E INDIGNAÇÃO - Casal é preso suspeito de estuprar as quatro filhas



Um casal suspeito de abusar sexualmente das quatro filhas foi preso, na manhã da última segunda-feira (5), no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. Segundo a Polícia, no local da prisão, foram encontrados objetos, que seriam usados nos estupros.

Os agressores foram capturados em uma operação conjunta da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa) e da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), depois que uma das vítimas denunciou os abusos sofridos pelo padrasto e pela mãe. Após desenvolver problemas psiquiátricos, a jovem de 22 anos procurou um auxílio psicoterapêutico e registrou a queixa. Segundo a vítima, o caso já acontecia há, pelo menos, 16 anos.

Além dela, as três irmãs - de 11, 15 e 18 anos -, também eram abusadas. Segundo a delegada titular da DDM de Icó, Gabriela Barreto, a menina de 15 anos já é mãe. O fato gera suspeita se a criança é filha do padrasto da vítima. A delegada afirma que alguns dos estupros eram presenciados por toda a família.

Uma das vítimas relatou que o padrasto pedia para ela gravar vídeos pornográficos para lhe enviar. "Ele acreditava que tinha o direito de tirar a virgindade delas", disse a delegada.

Uma oitiva especial foi realizada, no sentido de estabelecer uma relação de confiança com as crianças, objetivando o mínimo dano possível a elas.

Sobre o comportamento das vítimas, a delegada Gabriela Barreto afirmou que elas apresentavam características de pessoas depressivas. "Percebi nos depoimentos que aquilo se tornou uma coisa natural. Elas acreditavam que eram culpadas".

Icó

A família residiu no Município de Icó, onde o homem traficava drogas, até o ano de 2012. Vieram morar em Fortaleza, para preservarem a vida, já que ele havia sofrido uma tentativa de homicídio. De acordo com o delegado titular da Dececa, Levy Louzada, a mãe das meninas também participava ativamente do abuso sexual de suas quatro filhas. "Ela apoiava os abusos, dizendo que as filhas tinham que ter a primeira relação com o pai'', pontuou Louzada.

As crianças foram encaminhadas ao Conselho Tutelar da área em que residiam, em Fortaleza. A irmã do abusador procurou o órgão com o objetivo de custodiar as enteadas dele. O suspeito respondia por tráfico de drogas e receptação; já a mãe das vítimas não tinha antecedentes criminais. Eles serão autuados por estupro de vulnerável.

Fonte: DN


domingo, 19 de julho de 2020

FRASCOS DE VACINAS CONTRA FEBRE AFTOSA SÃO ENCONTRADOS EM LIXÃO DA CIDADE DE VÁRZEA ALEGRE.



A Vigilância Sanitária do Município de Várzea Alegre não teve como apurar a autoria de descarte irregular de pelo menos quatro frascos de vacinas de uso veterinário que foram encontrados nesta quinta-feira, 16 de julho de 2020 em meio ao lixão local, que fica situado próximo à localidade Sítio Capão, na Sede Rural deste município.
São frascos da vacina Aftovacin Oleosa, para a imunização de bovinos e bubalinos na Campanha de Combate Contra a Febre Aftosa Animal. Os frascos foram recolhidos por pessoas que lá trabalham catando material para reciclagem. Esse tipo de produto veterinário requer condições especiais de conservação, como a manutenção em temperatura oscilando entre 2 e 8°C, por exemplo.
Estas vacinas descartadas irregularmente no local acima referido estão dentro do prazo de validade, levando-se a crer que por má fé, foram jogadas ao lixo. Dos quatro frascos de 30 ml, ou 15 doses, três tem validades para março de 2021, e um para junho do referido ano. Estes dariam para vacinar 60 cabeças de animais, ou seja, todo o rebanho de um pequeno criador. 
O Gerente Local da Ematerce Evilásio José de Sousa e o Secretário Municipal de Agricultura Cícero Izidório Cabral ficaram preocupados com o ocorrido. O Secretário fez questão de relatar a importância sanitária e até econômica da Vacinação Contra Febre Aftosa, e o Gerente da Ematerce acrescentou que, com o descarte irregular e irresponsável desses medicamentos, o criador está praticando um desfavor, ao colocar em dúvida os números dos dados dos Relatórios de Acompanhamento da Campanha de Vacinação, como também está infligindo a Lei, e uma vez investigado e comprovado, ele pode ser penalizado por pelo menos 03 crimes:
1.      Crime Ambiental, pelo Descarte irregular de medicamentos - Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 – trazendo sérios riscos à saúde humana pela contaminação do solo e lençol freático.
2.      Falsa Declaração em Documento Público, uma vez que, ao Declarar a Vacinação na Ematerce ou Secretaria de Agricultura, ele assina um documento dizendo que vacinou o seu rebanho – Art. 299 do Código Penal Brasileiro
3.      Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa (A Febre Aftosa já foi diagnosticada antigamente em seres humanos, mas no momento é descartada esse contágio) - Art. 268 do Código Penal Brasileiro.
“Se apenas o fato de não vacinação ou não declaração no prazo estabelecido por lei já implica em multa no valor de R$ 22,50 por animal, imagine uma irregularidade dessa natureza!” – Concluiu o Gerente Evilásio em sua fala.
Por fim, os frascos da vacina foram entregues ao gerente local da EMATER que os encaminhará a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – ADAGRI para que seja feito o correto descarte.
Em tempo: Segundo as pessoas que encontraram os frascos, essa não é a primeira vez que o descarte irregular acontece. Em outras campanhas também fora notificado, esse mesmo errôneo modo operante. As autoridades sempre têm chamado atenção e orientado que esse tipo de material, não se pode jogar fora de qualquer maneira, tornando-se caso de acidentes, por exemplo, um sério risco à saúde humana alertando ainda que, ao encontrar esse tipo de material descartado, de maneira irregular, estes devem ser devolvidos às casas veterinárias, ou entregues às autoridades sanitárias, a fim de que seja dado o correto descarte final de acordo com a legislação vigente.

sábado, 18 de julho de 2020

18 de julho: Dia Nacional do Trovador



Nesta data, em todo o território nacional, comemora-se o Dia Nacional do Trovador, pois foi o dia de nascimento de Luiz Otávio, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores. Com o pseudônimo de Gilson de Castro, ele foi responsável por dar grande impulso à trova, divulgando-a no rádio, em revistas e em jornais. A trova pode ser descrita como um micro-poema, o menor da língua portuguesa, e obedece a características rígidas.

https://www.msn.com/

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Pai e mãe de deputado federal são mortos no Maranhão



O corpo do pai do deputado federal Cléber Verde (Republicanos), Jesuíno Cordeiro Mendes, foi encontrado na manhã desta quarta-feira (15/07) no município de Turiaçu, no noroeste do Maranhão. Ele foi atingido a tiros.

O caso aconteceu na tarde de terça-feira (14) no Povoado Limão, também em Turiaçu. No mesmo dia, a esposa de Jesuíno Cordeiro e mãe do parlamentar maranhense, Maria da Graça Cordeiro Mendes, de 70 anos, foi morta com golpes de arma branca, após uma invasão em uma fazenda de propriedade do casal.

Ainda de acordo com a polícia, alguns suspeitos já foram identificados. Dentre eles, dois adolescentes foram apreendidos. O principal suspeito foi identificado apenas como Fábio e morreu durante um confronto com policiais.

A polícia investiga ainda a participação de um quarto suspeito no assassinato dos pais do deputado federal Cléber Verde.

Fonte: www.portalcbn.com.br



MAIORES DETALHES SOBRE A OPERAÇÃO GRANJEIRO



Os policiais civis estiveram em endereços nas cidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Granjeiro e Salgueiro (PE) para cumprir 27 mandados judiciais

Mais uma fase da operação com o objetivo de elucidar as circunstâncias da morte do prefeito do município de Granjeiro, João Gregório Neto (54), foi deflagrada nesta quarta-feira (15), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Nove alvos investigados por participarem, direta ou indiretamente, da morte do político tiveram mandados de prisão preventiva e domiciliar cumpridos nas primeiras horas da manhã de hoje. A ofensiva policial mobilizou 60 policiais civis do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul) e da Delegacia Regional de Crato, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) também deu apoio à ação policial. Membros da Promotoria de Justiça de Granjeiro do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) colaboraram com os trabalhos.

Ao todo, os policiais civis foram em endereços nas cidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Granjeiro e Salgueiro (PE) para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva e domiciliar em desfavor dos alvos da investigação. O trabalho policial resultou nas prisões do atual prefeito do município Ticiano da Fonseca Felix (35) e do pai dele Vicente Felix de Sousa (61). Os dois foram presos preventivamente e são suspeitos de arquitetarem o plano que resultou na morte de João Gregório Neto e de articular a participação de outros suspeitos que de alguma forma colaboraram para o homicídio do político, no dia 24 de dezembro de 2019, véspera de Natal. 

O prefeito, que assumiu o cargo após a morte de João Gregório Neto, foi afastado.

A solicitação do afastamento cautelar é justificado de acordo com o promotor de Justiça Rafael Couto Vieira, por existem indícios de que a máquina municipal estava sendo utilizada para atrapalhar o fluxo das investigações através do cometimento de novos atos ilícitos, sendo tal fato uma das justificativas para as medidas cautelares. “As investigações iniciaram-se tão logo o crime ocorreu e o inquérito policial ainda não findou. Foram cumpridos alguns mandados de busca e apreensão, através dos quais nós buscamos reconstituir os fatos”, detalha o membro do MPCE.

A Polícia Civil também cumpriu mandados de prisão domiciliar contra Joaquim Maximiliano Borges (42), conhecido como “Max”, nomeado por Ticiano para ser secretário da administração da atual gestão municipal e teve o pedido de afastamento do cargo na prefeitura aceito pela Justiça; e Francisco Rômulo Brasil Leal dos Santos (59), gerente da loja de propriedade de Vicente. Outro alvo que teve prisão domiciliar cumprida foi Geraldo Pinheiro de Freitas (67), que, de acordo com as investigações teria financiado o esquema criminoso para executar o plano de morte do prefeito. Outras duas pessoas apontadas como financiadoras tiveram seus imóveis vistoriados pelos policiais civis, na manhã de hoje.

Quatro alvos de mandados de prisão preventiva cumpridos hoje participaram diretamente no homicídio, como apontam as apurações da Polícia Civil cearense. São eles: Anderson Mauricio Rodrigues (23), com antecedente criminal por receptação; Wendel Alves de Freitas Mendes (26), com passagens pelos crimes de furto, estelionato, receptação, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso e por integrar organização criminosa; Willyano Ferreira da Silva (30), natural de Salgueiro (PE). Wendel e Willyano foram presos no último dia 9, em um imóvel na cidade do Crato, por força de um mandado de prisão temporária relativo à investigação do homicídio do prefeito de Granjeiro.

O quarto suspeito apontado como coordenador da execução do prefeito é o cabo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Mayron Myrray Bezerra Aranha (29), com passagens por tentativa de homicídio, crimes de trânsito, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo. O PM está afastado preventivamente das funções e já se encontrava preso quando as equipes policiais foram cumprir o mandado. Ele também é investigado em um caso de tentativa de homicídio contra uma mulher de 23 anos, em maio deste ano, em Barbalha.


Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu R$ 120 mil em espécie, quantia encontrada com o investigado Geraldo Pinheiro de Freitas, que está em prisão domiciliar. Um revólver calibre 38 com cinco munições de mesmo calibre foi apreendido na casa do atual prefeito afastado Ticiano Félix, José Plácido da Cunha (53), que está com mandado de prisão preventiva, mas não pôde ser cumprido, pois ele não foi localizado no endereço. Ele é considerado foragido. Três notebooks, sete HDs e aparelhos celulares também foram recolhidos nos imóveis dos investigados.
Cronologia da investigação

No dia 9 de janeiro, a Polícia Civil apresentou detalhes iniciais do caso e divulgou a identidade de um dos investigados. O Poder Judiciário determinou que Vicente Félix de Souza (60), pai do atual prefeito de Granjeiro, utilizasse tornozeleira eletrônica e que se mantivesse em área de restrição específica, como medida cautelar.

Um segundo veículo apontado nas investigações que teria dado apoio à empreitada criminosa, modelo Chevrolet S10, de propriedade de um parente de Vicente, foi apreendido no mesmo dia. Documentos e aparelhos celulares encontrados em endereços de Vicente Félix também foram apreendidos e encaminhados para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para serem submetidos à análise pericial.

Ainda em janeiro, nos dias 16 e 28, em ações realizadas nos estados do Piauí e Maranhão, a Polícia Civil prendeu outros três homens que teriam ligação com o veículo – um Volkswagen Polo – foram presos. Para os investigadores, o automóvel foi utilizado pelos executores do crime.

Já no último dia 3 de março, José Plácido da Cunha (53) foi capturado em uma residência situada no bairro Cidade Nova, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A prisão ocorreu por força de um mandado de prisão temporária em razão de ameaças realizadas pelo suspeito a testemunhas do caso, além de outros indícios de autoria delitiva do crime.

Willyano Ferreira da Silva (30) e Wendel Alves de Freitas Mendes (26) tiveram mandados de prisão temporária cumpridos no dia 9 de julho, quando foram localizados em um imóvel da cidade do Crato. Willyano é apontado como responsável por conduzir o Volkswagen Polo que foi utilizado pelos executores do crime. Já Wendel é suspeito de ter feito a articulação para conseguir o veículo usado no cometimento do homicídio e por ter auxiliado na fuga. Os dois são investigados por integrar uma organização criminosa que alugaria veículos de locadoras para serem utilizados em crimes e depois não devolviam os automóveis das empresas.

Denúncias

A Polícia Civil segue com as diligências em andamento no intuito de localizar mais pessoas envolvidas no crime e não divulga mais informações no momento para não comprometer o andamento das investigações. A população pode colaborar com as investigações através dos canais de denúncias. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou ainda para o número (88) 3102-1285, da Delegacia Regional de Crato. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: /www.ceara.gov.br/

POLICIA CIVIL DEFLAGRA MAIS UMA OPERAÇÃO NO CASO DO PREFEITO JOÃO GREGÓRIO

Segundo informações à imprensa através da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará, cerca de 60 policiais civis executam operação ainda em andamento, visando a busca, apreensão e prisão. Os detalhes dão conta de que são 15 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão sendo 9 preventivas e 3 domiciliares. Com esse mandados sendo cumpridos no interior e também na capital Fortaleza. 

Ao que se sabe pré-eliminarmente que o atual prefeito Ticiano da Fonseca Félix (Ticiano Tomé), fora preso na capital Fortaleza. Ele que à época do crime era vice-prefeito e estava atual prefeito,este já havia sido afastado pela Câmara da cidade, mas por decisão judicial havia sido reconduzido ao cargo. Desta feita por conta da execução deste mandado de prisão. Ele também está sendo afastado.

Além do prefeito o seu pai Vicente Tomé, que já usava tornozeleira eletrônica, e também um Tio.    


terça-feira, 14 de julho de 2020

DIA DA LIBERDADE DO PENSAMENTO


No dia 14 de julho é comemorado em todo o mundo o Dia da Liberdade de Pensamento. A primeira vez em que foram definidos a liberdade e os direitos fundamentais do Homem foi por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte da França em 26 de agosto de 1789. Vale lembrar, ainda, que o dia 14 de julho remete a uma data muito importante na história: a Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa.

Além de ter servido de inspiração para as constituições francesas de 1848 e para a atual, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão também foi base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Nos artigos XVIII e XIX, por exemplo, estão dispostas as seguintes observações, respectivamente:

“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. Sem que as suas interfiram interfiram na do outrem.  

segunda-feira, 13 de julho de 2020

VEICULO, QSP, (PA) - ENTENDA MAIS



Excipiente: substância inerte incorporada como veículo a certos medicamentos.

Q.S.P.: em Quantidade Suficiente Para… 1g (um grama), por exemplo.

Veículo: Meio líquido no qual o princípio ativo (PA) está disperso, um xarope é um veículo.

Princípio Ativo (PA): toda substância existente na composição de um medicamento que é responsável pelo seu efeito terapêutico. Geralmente é utilizado como sinônimo de fármaco, substância ativa e nome genérico.

By Regis Luiz




domingo, 12 de julho de 2020

DOMINGO COM POESIA - NINGUÉM IGNORA MAIS - DO POETA ANTº DE FREITAS SIT GANGORRA.


NINGUÉM IGNORA MAIS
Quase que ninguém notou
Que o nosso Brasil mudou
A vergonha se acabou
O filme do satanás
Não reclama quem assiste
A safadeza que existe
Ninguém ignora mais

Sofre o velho e sofre o moço
Vendo perna até o grosso
Mulher despida é colosso
Na classe dos imorais
Mulher de corpo despido
Ou com um curto vestido
Se ela chifra o marido
Ninguém ignora mais

Hoje o jovem continua
Seja no mato ou na rua
Pega a namorada sua
E beija perante os pais
Carinha e beijo não mingua
Abraço dar febre e íngua
O chupa chupa de língua
Ninguém ignora mais

Hoje uma moça qualquer
Seja Tereza ou Ester
Doida pra virar mulher
Agarra qualquer rapaz
Diz eu tenho muito gás
Pra cozinhar seu feijão
Se ele espocar seu bujão
Ninguém ignora mais

Hoje uma moça donzela
Num cavalo bota a sela
Chama o namoro dela
E vão para os canaviais
Ela beija e lhe acarinha
Ele lhe chama santinha
E se nascer um piluquinha
Ninguém ignora mais
     
         Sitio Gangorra
        20 de junho 1998
  Poeta Antônio de Freitas.






quinta-feira, 9 de julho de 2020

NOVIDADE NO CASO DO ASSASSINATO DO PREF. JOÃO GREGÓRIO


A policia continua na busca da elucidação do assassinato do prefeito de Granjeiro João Gregório Neto. E no inicio da manha desta quinta 09/07, fora desencadeada mais uma operação coordenada pela Policia Civil da cidade do Crato , visando à prisão de envolvidos, o que veio a ocorrer no inicio desta manha no bairro Buriti na cidade do Crato.

Nesta operação quatro foram levados a delegacia, sendo que apenas 1 ficou preso  por conta de já haver contra o mesmo um mandado de prisão em aberto. Sendo este a pessoa de Wiliano ferreira da Silva. O mandado deste se refere diretamente ao caso. Os demais estão detidos para serem ouvidos.

O delegado Regional de Policia Civil, Luiz Eduardo da Costa Santos, detalhará a ocorrência no final do dia pois a mesma ainda se encontra em andamento.

Imagem de homens detidos sem camisas deitados ao solo de um local não identificado circula nas redes sociais dando ser desta operação o que não se pôde atestar ao certo. (veja abaixo).


 No último dia 20 de abril, outro suspeito de participar do crime, um homem de 31 anos, foi preso durante uma operação da Polícia Militar na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Ele foi capturado, após praticar um golpe.

Anteriormente, no dia 3 de março, a Polícia Civil do Ceará já havia prendido o tio do atual prefeito de Granjeiro, Ticiano Tomé. Ele e o pai, Vicente Félix de Souza, de 60 anos, são suspeitos de envolvimento no assassinato de João Gregório Neto, então com 54 anos. Após a morte dele, o então vice-prefeito assumiu a prefeitura do município.

O crime aconteceu há pouco mais de seis meses, no dia 24 de dezembro de 2019. "João do Povo", como era mais popularmente conhecido, foi morto a tiros enquanto caminhava próximo à parede do Açude do Junco, no município do Cariri.





quarta-feira, 8 de julho de 2020

COVID-19 NO CAIRIRI PASSA A SER MAIOR PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL



O avanço do coronavirus no Cariri fez com que cinco cidades da região permanecessem em isolamento rígido. Em transmissão ao vivo no sábado dia 4 de julho o governador Camilo Santana anunciou que em Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo, além de Iguatu no centro-sul, permanecem com decreto rígido.
Com isso o comercio não foi reaberto permanecendo as medidas de restrição de circulação.
A reabertura gradual da economia local só será possível segundo Governador, quando os números da doença estabilizarem e começarem a cair na região.
O Cariri virou o centro das atenções do Governo na última semana justamente pelo aumento expressivo do número de casos.

Já em Várzea Alegre, no Epidemiológico Municipal divulgado ontem 07/07/2020. Dar-se conta da realização de mais 16 testes, dentre estes, confirmamos mais 7 casos, perfazendo o total de 325 casos POSITIVOS.

A noticia estimulante ainda é o alto índice de cura chagando ao patamar de 209 curados. 105 estão em tratamento e 11 foram a óbito.

O isolamento hospitalar desperta preocupação visto o mesmo também está cada vez mais aumentando, agora são 06 pessoas, 04 estão no hospital da cidade e 02 transferidas!