sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BIOGRAFIA DO Sr. VICENTE LIMA


Vicente Ferreira Lima conhecido por Vicente lima ou Seu Vicente. Nascido aos 16 dias do mês de agosto de 1915, no sitio barragem boa vista, município de várzea Alegre.
Filho de Raimundo Lima e Santana Ferreira Lima, tendo como irmãos Antonio Ferreira Lima, Francisca Ferreira Lima, Maria Ferreira Lima conhecida como Derice, avô materno Idelfonso Ferreira Lima, não recordou os nomes dos outros avós.
Vicente Lima foi embora de Várzea Alegre no ano de 1929 com destino ao Distrito de Mangabeira, naquela época conhecido como São José de Mãe Véia. Casou-se em 1940 com a Srª. Altina Oliveira Lima, nascendo dessa união oito filhos , Jose Ferreira lima, Raimundo Ronaldo de Oliveira Lima, Vicente Ferreira Lima Filho, Marcos Ferreira Lima, Maria Zulene Lima, Marlene de Oliveira Lima, Maria Emilia Lima, Maria Girlene de Oliveira Lima.

Por volta do ano de 1955, no Distrito de Mangabeira, arrumou emprego na farmácia do Srº Alexandre e logo após na farmácia do Sr. Alfredo Lemos, onde pelo seu excelente desenvolvimento, iniciou-se na indicação de medicamentos fármacos. Orientado pela Srª Vicência Mota, professora que na época também fazia indicações farmacológicas. Vicente Lima ganhou fama regionalmente, receitando e continuando a consultar em sua residência em Várzea Alegre e também prestou serviços na Farmasaude de propriedade do Sr. Raimundo de Sousa Carvalho, sendo confundido até com farmacêutico formado, fazendo assim uma grande clientela em toda região.

Alguns dos seus consultados, falava que o mesmo adivinhava o futuro.
Chegou também a fazer profecias de inverno, baseado nos indicadores naturais. Em canto de pássaros, fogo fato( luzes vistas por alguma pessoas no horizonte). Morou 52 anos no Distrito de Mangabeira, seis na cidade de Juazeiro do Norte, sempre exercendo oficio das indicações medicamentosas. Voltou a residir em V Alegre desde o ano de 1984, onde reside até os dias de hoje.

Algumas pessoas acham que o mesmo tinha dom espiritual, o que o mesmo descarta totalmente explicando, que tudo começou, pelo emprego que o mesmo arrumou nas farmácias e ponta pé inicial foi dado com um presente de um Almanaque, livro o que dispunha de nomes de medicamentos e bulas hoje conhecido como dicionário de especialidades farmacêuticas.
Seu Vicente era conhecido por receitar crianças e quando o mesmo falava pode comprar o caixão era tiro e queda. Mas também quando falava que a criança se criava , vários deles vinham contar a historia agradecer-lhes vários anos após.
Exerceu também a agricultora, durante 50 anos, sendo principal atividade a plantação de algodão.

Vicente Lima nunca cursou uma faculdade mas na vida ele foi doutor.

5 comentários:

  1. nao poderia de deixar o meu comentario a uma justa homenagem a este grande homem,que e o meu PAI e a essa ideia brilante desse querido locutor Claudio Souza. foi e sera de fato uma jusa homenagem que estão fazendo ao meu pai. meu pai nunca cursou uma faculdade mais na vida foi doutor e mias um varzealegrense que faz parte da nossa historia . parabens a todos

    ResponderExcluir
  2. não poderia deixar de fazer meu comentario a este grande homem, vicente lima, não avejo a 40 anos, mais tbm não poderia esquecer este homem,
    pq morei em uma cidade onde não existia médico, mais existia um senhor chamado, vicente lima, onde toda as pessoas confiava nele, por isto só tenho a agradecer pq foi meu médico da infancia
    obrigada seu vicente...........
    com muito carinho um abraço
    maria gorete pedroza........

    ResponderExcluir
  3. Tenho profundo orgulho em relatar que sou neto de Vicente Ferreira Lima, Homem que tem sua História de vida fundida com a do município de Várzea Alegre. Sendo hoje Enfermeiro, tenho a certeza de quem puxei o dom de tratar e de cuidar das pessoas. Essa homenagem feita ao meu avô pelo senhor Cláudio Souza além de digna e justa foi porque não dizer necessária aos serviços do meu avô prestados com determinação, honra e amor a todas pessoas que o procurava. Ao meu avô vida longa, ele que foi nossa referência, nossa árvore da vida. Muito obrigado Sr. Claúdio Souza. Raimundo Nonato Lima de Sá Barreto

    ResponderExcluir
  4. Eu me chamo Francisca de Fátima Lima, conhecia demais Vicente Lima, pois em 1980 estive muito doente e graças a Deus e aos remédio dele fiquei curada e hoje estou aqui, podendo dá esse comentário, pois essa homenagem foi bem merecida, pois em toda minha vida não conheci médico melhor.obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Merecidíssima esta homenagem ao Vicente Lima, dando-lhe oportunidade de conhecer, em vida, o reconhecimento público das comunidades a que serviu, com dedicação, em sua longa existência.
    Se vivo, ele teria completado 103 anos em agosto de 2018 e sua neta, Profa. Érica, enviou-me link de acesso à Biografia do avô, publicada neste site, em 2011.
    Sinto-me honrado por ter privado da amizade de Vicente Lima por toda a vida, até seu falecimento, em 2012, aos 97 anos, todos dedicados a cuidar da saúde dos mais pobres, granjeando fama na Região Sul do Ceará, onde era muito querido e admirado.
    Vicente Lima foi o único “médico” a quem nossa mãe confiava os cuidados com a saúde dos onze filhos e filhas, numa época em que a mortalidade infantil no Nordeste rural era elevadíssima e os instrumentos médicos e recursos fármacos disponíveis em Mangabeira eram muito limitados. Nossos pais e todos nós, seus filhos, sempre lhe fomos muito gratos.

    ResponderExcluir