quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

AVANÇOS DO GOVERNO TEMPO DE CRESCER EM 2010

O Governo Tempo de crescer, marcou o ano de 2010 pelo crescimento econômico e melhorias em infra-estrutura e conquistas sociais. Na área econômica a cidade surpreendeu a região. A agência do Banco do Nordeste, sediada em Lavras da Mangabeira, anunciou que o volume de negócios do município naquela agência bancária superou os R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais). Sendo que desse montante boa parte deve-se aos investimentos na agricultura, através de vários programas sendo que entre eles merece destaque o Agroamigo. É valido aqui ressaltar o trabalho da secretaria de Agricultura em conjunto com os seus parceiros Sindicato dos trabalhadores Rurais e Emater.   
A população da cidade também cresceu. O Censo do IBGE apurou que o número de habitantes passou de 34.844 em 2000, para 38.442 habitantes em 2010. Um crescimento de 3.598 pessoas. Mesmo assim o prefeito Zé Helder, pensa em solicitar recontagem já que as projeções do próprio governo são superiores as apuradas  pelo Instituto.

No setor de infra-estrutura, a prefeitura investiu no asfaltamento de 15 ruas centrais da cidade e tem dois grandes projetos em andamento, a Escola de Ensino Profissional - Dr. José Iran Costa, obra do governo do Estado em construção no bairro Betânia, e a Requalificação Urbana do Bairro Riachinho. O prefeito Zé Helder (PMDB) tem priorizado este último, que vem sendo construído por etapas, dada à complexidade. As obras começarão a ser entregues à população no início de 2011. O prefeito Zé Helder anunciou que o município tem outras obras importantes em andamento, destacando a construção do Posto de Saúde do Bairro Varjota, com recursos do Ministério da Saúde. Este será o segundo posto de saúde do bairro, um dos mais populosos da cidade.

Com verbas do Ministério do Turismo a prefeitura está construindo a Praça Francisco Teixeira Siebra (Chico de Amadeu), no bairro Juremal, a quinta construída pelo governo Tempo de Crescer. No bairro Sanharol, a prefeitura deu início à construção de um Ginásio Poliesportivo. O prefeito Zé Helder conseguiu recursos para a obra com o Ministério do Esporte. No mesmo bairro, com recursos do Ministério das Cidades, a prefeitura investe em melhorias habitacionais. São 60 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, que beneficiarão ainda as comunidades de Iputi, São Vicente, Varjota, Buenos Aires e Coité. A prefeitura vem trocando as casas de taipa por casas de alvenaria. Para viabilizar o projeto, o município entra com R$ 3.000,00 (três mil reais) a título de contrapartida, para cada unidade habitacional.

Seguindo com investimentos, o prefeito Zé Helder já assinou a ordem de serviço para a construção de um novo matadouro público, que substituirá o existente erguido em 1980 e já obsoleto. O novo matadouro público será construído no bairro Grossos, com recursos do governo estadual.Este ano de 2010 o prefeito Zé Helder recebeu vários prêmios, entre estes, o que o classifica como um dos melhores prefeitos do país. Com esforço da administração Tempo de Crescer, a cidade também foi contemplada com o Selo Município Verde, certificação outorgada pelo governo do estado aos municípios que se destacam em ações de preservação do meio ambiente.
A cidade que já conhecida pela sua movimentada agenda social com o Carnaval da Alegria, Festejo Várzea Alegre Junino, a tradicional Festa de São Raimundo Nonato - padroeiro da cidade, fechou o ano com a programação Natal da Paz, em sua VI edição. Com o Natal da Paz a prefeitura investe no turismo, iluminado a cidade, realizando festas em praça pública e distribuindo presentes para as crianças da sede e da zona rural. Neste ano foram distribuídos mais de sete mil presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário