domingo, 29 de julho de 2012

CACHORRO É QUEM ENGANCHA - Por Mundim do Vale.


               Alexandre  Cabeleira, era  coveiro  e  nas horas vagas fazia também a função de cambista e decifrador de sonhos.
               Chegava um viciado em jogo do bicho e perguntava:
               - Alexandre! Essa noite eu sonhei que era  Caubi Peixoto, que bicho é bom eu jogar?
               - Só pode ser veado. Pode jogar que é tiro e queda.
               Outro perguntava:
               - Ontem eu sonhei rodando  no  carrossel de  Zé Júlio, é bom eu jogar em qual bicho Alexandre?
               - Jogue no peru. Porque quem roda é peru.
               E assim Alexandre era o cambista que mais vendia jogos.
               Maria  Caetano, empregada  da  casa  de Antônio Primo, era uma boa cozinheira  e  também a  melhor catadeira  de piolho de Várzea Alegre. Quando estava desocupada também  era  chegada a uma aguardente e viciada em jogo do bicho. Chegava as vezes a jogar nos vinte e cinco de uma só vez.
               Uma vez Maria Caetano chegou para Alexandre e falou:
               - Alexandre  essa  noite  eu  sonhei  qui  tinha visto uma  muié casada cum  o marido dôta  muié dento da roça do véi  Diceu. É bom eu jogar im  qualo bicho?
               - Jogue no touro. Porque se a  mulher era casada  e tava com outro, o marido  dela  tava  no  chifre, se  ele  tava  no  chifre, não tem pra onde correr é touro na cabeça.
               No dia seguinte Maria  Caetano encontrou-se  com  Alexandre  e já foi falando aborrecida com ele:
               - Mais Alexandre!  Você  me  enganou. Mandou  eu  jogar no touro, eu joguei  meu  dinheiro  todim  e  ainda  pidi  quatro  mil  réis  a  Seu  Toim Primo, prumode  jogar  no  condenado  do  touro, quando  acabar  deu  foi  o  cão  dos inferno do cachorro.
               - Mais você não disse que tinha  sonhado com uma  mulher junta com um homem que não era o dela?
               - Justamente.
               - Então só pode ser touro.
               - Mais deu foi cachorro.
               - Esbarre aí! Os dois estavam agarrados?
               - Ora se tava! Num passava nem musquito  insabuado. Era  assim qui nem um cadiado dento dôto.
               - Mas  você  não  me  contou  essa  parte  do  sonho. Se  você tivesse contado, eu  tinha  mandado  você jogar no cachorro. Porque  cachorro é quem  Engancha.   

Um comentário: