quinta-feira, 16 de outubro de 2014

CONTRASTE ATÉ NO OUTUBRO ROSA?



Mulheres não fazem autoexame das mamas por medo, diz estudo

Dados estatísticos atuais apontam para elevados índices de prevalência e mortalidade em mulheres acometidas pelo câncer de mama, o que poderia ser minimizado pela prática do auto-exame, visto que esta se caracteriza como elemento facilitador de diagnóstico precoce. Pesquisa que teve como objetivo conhecer a prática do auto-exame das mamas em mulheres representantes da população da PUCRS. Para tanto foi utilizada uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), aplicando-se como instrumento um questionário semi-estruturado, em uma amostra de 215 mulheres. Os resultados mostraram que apenas 25% das mulheres pesquisadas referem adotar a prática do auto-exame das mamas periodicamente como cuidado preventivo. O estudo também evidenciou que todas essas mulheres reconhecem a importância desta prática, porém, muitas vezes não sabem ou não lembram de realizá-la, e outras vezes a praticam de maneira inadequada (com relação à freqüência).

Uma em cada 2 mil mulheres será diagnosticada com câncer de mama por volta dos 29 anos

Medo e falta de informação. É essa combinação de fatores que faz com que as mulheres não realizem o autoexame nos seios, para detectar possíveis alterações que possam indicar aparecimento de câncer de mama.


Um terço delas não realiza o exame, que se resume ao apalpamento da região, pois se dizem com medo de encontrar algo diferente. E mais da metade não mantém uma rotina de exames, pois dizem não saber ao certo o que deve ser feito.
O levantamento foi feito pela Universidade de Exeter, da Inglaterra, patrocinada pela Avon, e publicado pelo site Female First. Foram investigados os hábitos de 2 mil mulheres que afirmaram que fariam o exame se ele estivesse integrado às rotinas de cuidados comuns.
A pesquisadora Janet Reibstein, que chefiou a pesquisa, afirmou que as mulheres deveriam começar a fazer os autoexames por volta dos 13 anos. "As verificações precisam começar cedo. Uma jovem mulher não apenas está começando a conhecer seu corpo, mas está num estágio no qual estabelece hábitos que vão seguir pela vida", disse.
Uma em cada 2 mil mulheres será diagnosticada com câncer de mama por volta dos 29 anos. Perto dos 60 anos, a ocorrência sobe para uma em cada 22 mulheres. O autoexame deve ser realizado mensalmente e é importante verificar a presença de nódulos, mudanças na textura da pele, vermelhidão, alterações nos mamilos ou secreções nos mesmos.

Aqui em Várzea Alegre a Secretaria municipal de Saúde anuncia como ação do Outubro Rosa, para este dia 21 de Outubro terça feira a partir das 18 no CAES, um mutirão de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. o horário das 18:00hs visa atender àquelas mulheres que por motivo do trabalho diurno não tem tempo de periodicamente frequentar as Unidades Básicas de Saúde.  

fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário