sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PESQUISAS ELEITORAIS QUEM TÁ CERTO?


Quem fala a verdade? 
Institutos de pesquisas diferem em números divulgados nas últimas pesquisas

Erro ou mudanças bruscas nos cenários? Vejam só. Já nesse segundo turno, a penúltima pesquisa Datafolha, divulgada, mostrava empate técnico entre Dilma Rousseff e Aécio Neves – a petista aparecia com 52% enquanto o tucano ficava com 48%. Com a margem de erro, podia-se considerar empate. Não muitos dias depois, o mesmo Datafolha, mostra números bem diferentes com a candidata Dilma aparecendo com 48% contra 42% do seu adversário Aécio diferença de seis pontos percentuais. .

Já numa sondagem feita pelo Ibope e divulgada na mesma data coloca Dilma na frente com 49% das intenções de voto contra apenas 41% de Aécio uma diferença de oito pontos percentuais. Diferentemente dos números apresentados em pesquisa Istoé/Sensus que mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 48,1% dos votos totais e Dilma Rousseff (PT) com 40%. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (24) e, levando-se em conta apenas os votos válidos, o tucano tem 54,6%, contra 45,4% da petista.

O Instituto Veritás, este credenciado por ter sido o único que acertou a ida ao segundo Turno do Tucano Aécio, apresenta números bem diferentes apresentados pelos dois supra citados, em sua última pesquisa para o segundo turno, divulgada nesta terça-feira (21) o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, teria 53,2% dos votos válidos no segundo turno, Dilma Rousseff do PT, aparece com 46,8%.
Se for considerada a votação total, com brancos e nulos, Aécio tem 47% das intenções. Dilma aparece com 41,4%. Os indecisos somam 7,8% e outros 3,7% votariam em branco ou nulo.

E a menso de 24 hrs para as Eleições segundo a pesquisa CNT/MDA, divulgada neste sábado (25). O resultado configura empate técnico entre os candidatos, O candidato Aécio Neves (PSDB) aparece com 45,3%, enquanto Dilma Rousseff (PT) tem 44,7% dos votos totais, considerando-se a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, levando em conta somente os votos válidos, o tucano teria hoje 50,3% das intenções de votos válidos contra 49,7% da candidata do PT à Presidência da República

Já o Instituto ISTOÉ/Sensus afirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff. Segundo o levantamento, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff. Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar.

Para governador do Ceará

O Instituto Datafolha em pesquisa divulgada no dia 16/10. Apontava Camilo com 53% contra 47% de Eunicio, diferença de apenas 6 pontos percentuais, já neste dia 23/10, o mesmo instituto aponta Camilo com 57% e Eunício com 43%, ou seja 14 pontos percentuais. 8 pontos percentuais em 7 dias. E a menos de 24 hrs das eleições na ultima sondagem dese mesmo instituto os números aparecem muito diferentes vejam

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (25) mostra os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Ceará no segundo turno:
Camilo Santana (PT) – 52%
Eunício Oliveira (PMDB) – 48%

No levantamento anterior do instituto, divulgado na quinta-feira (23),

Camilo tinha 57%, e Eunício, 43

Instituto Veritás, o mesmo que acertou o resultado do primeiro turno para presidente, fez uma pesquisa no Ceará a pedido de Tasso. Foram 1.320 entrevistas em 58 municípios. O nível de confiança é 95%. Com margem de erro de 2% para mais ou menos. Os resultados mostram que Eunício leva fácil: 53% a 47% dos votos válidos.
Em Fortaleza e região metropolitana, Eunício ganhou no primeiro turno e vai aumentando a margem para o segundo turno: 59% a 41% dos votos válidos.
Resta saber se as pesquisas desta fase das eleições estarão mais próximas do resultado final do que as divulgadas no primeiro turno.

As diferenças de entre institutos e a distancia entre os números das pesquisas e os resultados finais estão intrigando até o TSE, que vai pedir explicações aos referidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário