sábado, 7 de fevereiro de 2015

Cearense pode ser o mais idoso do Brasil


O centenário é um homem humilde, trabalhador da roça, que durante sua vida dedicou-se às atividades do campo, ao serviço de preparo de terra, plantio e colheita de grãos e de algodão em sua região
Tauá.  O agricultor aposentado, Jose Rodrigues Avelino, mais conhecido por 'Zé Preto', que completou 110 anos de vida no último dia 5 de janeiro, morador desta cidade, na região dos Inhamuns, pode ser o homem mais velho do Brasil e um dos mais idosos do Mundo. Ele é candidato a ingressar no livro dos recordes, o 'Guinness World Records'. Uma organização internacional que faz consulta para o ranking de pessoas centenárias aguarda o envio de documentação para comprovar a idade de 'Zé Preto'.
O Diário do Nordeste publicou, no caderno Regional, no último dia 5 de janeiro, matéria com o título "Idoso de Tauá faz 110 anos". A reportagem despertou a atenção de um dos coordenadores do grupo de trabalho para o "Gerontology Research Group" que é o consultor principal para o Guinness World Records. É a mesma equipe que autenticou Maria Gomes Valentim como pessoa mais velha do Brasil e do mundo, em maio de 2011.
O grupo agora investiga a possibilidade de localizar pessoas com 110 anos ou mais no Brasil. "Jose Rodrigues Avelino, é um provável candidato a ser um supercentenário', de acordo com as nossas pesquisas iniciais", afirmou um dos coordenadores da equipe, Ricardo Pereira Lago. "Ele poderá ser a segunda pessoa mais velha viva no Brasil e o homem mais idoso". A equipe de pesquisa tem sede em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.
Autenticados
Mediante a consulta internacional, amigos e parentes de Zé Preto, nesta cidade, preparam os documentos a serem autenticados e enviados para o grupo de pesquisa. "Temos certidão de casamento e carteira de Identidade", disse o secretário executivo do Pacto Ambiental dos Inhamuns, Jorge de Moura, que auxilia a família do centenário.
Enquanto a documentação é organizada e enviada, seu Zé Preto mantém sua rotina diária em Tauá. Anteontem, pela manhã, ele aproveitou a temperatura amena, o tempo nublado, e saiu para dar uma volta na pracinha no entorno da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Lúcido, brinca com os amigos, dá risadas e recorda que naquele lugar 'passou bons momento da vida' e volta a dar risadas.

Por Honório Barbosa

Fonte Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário