segunda-feira, 25 de abril de 2016

TIPOS DE APADRINHAMENTO


MADRINHA DE APRESENTAÇÃO

Mulher que carrega no colo a criança a ser batizada, para, na igreja, entregá-la aos padrinhos de batismo.

PADRINHOS DE BATISMO.

A função principal dos padrinhos é ajudar e ou substituí-los em seus impedimentos, os pais na formação cristã dos filhos. Portanto, na hora de escolher os padrinhos não se deve ter em conta apenas a amizade, mas também e principalmente o amor e o respeito por Deus e pela sua igreja.

DE TOALHA -

E existe também, apesar de não muito comum e nem muito conhecida, a madrinha de toalha. Ela que recebe a criança com uma toalha nas mãos logo após a celebração do batismo. Não tem nenhuma exigência pra ela.

A Padrinho/Madrinha de CONSAGRAÇÃO é aquele homem/Mulher ou ambos, que assume durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou à Deus, rezar por esta criança, estar ao seu lado espiritualmente, ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outro pai/mãe” só que espiritual.

DO CRISMA

No crisma, o Padrinho/Madrinha deve ajudar o crismando a amadurecer para fé romana, o próprio significado de crisma é este, o sacramento da maturidade do católico, é quando a criança se torna adulta perante a dogmática da Igreja Católica.

DO CASAMENTO - Padrinhos de casamento devem ser pessoas queridas do casal, que participam do seu dia-a-dia e que são escolhidas para acompanhar, testemunhar e/ou abençoar a união dos noivos. São pessoas que estarão perto e que torcem pela felicidade do casal, que poderão sempre que necessário dar bons conselhos para a manutenção da vida a dois.

DE FOGUEIRA -   Quando na fogueira de São João, conhecidos utilizando um tradicional ritual de passar por sobre um pedaço de madeira tirado da fogueira acesa ao santo ou mesmo por sobre o fogo desta tronam-se comadres compadres e afilhados e padrinhos.

DE COLAÇÃO DE GRAU -

Normalmente são dois os momentos de atuaçã dos padrinhos. Primeiro momento na entrada dos formandos e no segundo momento na cerimônia do Capelo.

NA LOJA MAÇÔNICA -   designa-se por Padrinho o primeiro proponente da candidatura de um profano à iniciação.

GERMANOFILIA: Apadrinhamento de honra; na Alemanha existe um costume – acolhido em lei – que permite ao sétimo filho de um casal – sete filhos do mesmo pai e da mesma mãe – ser apadrinhado pelo Presidente da República Federal.


DE RAPADURA – Aconteceu no sítio Carás de Farias Brito, quando o menino Manuel de seu Zé do Mestre, sempre pedia rapadura ao seu conhecido Lorim, e o mesmo falava que só dava se ele lhes pedisse a benção. O fato ficara corriqueiro e o Sr Lorim de tanto trocar rapadura por pedidos de bençãos, acabou tornando-se Padrinho de Rapadurado Garoto. Que hoje é o conhecídissimo Vocalista Manuel Dias que hoje compoe o grupo Boka Louca. 

Um comentário: