terça-feira, 30 de abril de 2019

Estratégias de Saúde de Várzea Alegre são premiadas no 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e XVIII Congresso do COSEMS/CE



Várzea Alegre é destaque no 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e XVIII Congresso do COSEMS/CE, que acontece em Fortaleza nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. O evento é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Saúde (SMS).

O tema do congresso é “Atenção Básica na Saúde: Desafios e Perspectivas”, reunindo cerca 1500 particpantes entre gestores e profissionais de saúde

Nesta segunda-feira, 29, na abertura do congresso, ocorreu palestra magna do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, intitulada “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas” e a entrega da medalha Dower Cavalcante a pessoas destacadas no fortalecimento da saúde pública e da comenda 30 anos COSEMS/CE.

Com apresentação de mais de 10 painéis, o objetivo do 7º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e XVIII Congresso do COSEMS/CE, é regionalizar as discussões sobre estratégias de saúde, aproveitando as melhores experiências para o Brasil.

Duas experiências de Várzea Alegre foram compartilhadas durante o congresso. O secretário de Saúde, Ivo Leal, compartilhou  “As estratégias de enfrentamento de epidemia por arboviroses” e com Nara Lígia, Amanda Costa, e João Batista, fora apresentado o tema “Ações estratégicas de prevenção e controle da obesidade infantil”.

Zero para as arboviroses

No último boletim da SESA - Secretaria Estadual de Saúde, Várzea Alegre não apresentou registros de dengue, zika e chikungunya. Segundo Ivo Leal, essa é a mais contundente prova da eficiência das estratégias aplicadas por Várzea Alegre.

Com isso, Várzea Alegre foi premiada com os projetos apresentados neste 7 Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. 1 lugar no Estado do Ceará o combate às Arboviroses e 3 lugar a redução da obesidade infantil.



64 ANOS DE SERGINHO PIAU - FESTA NO CÉU DAS COMPOSIÇÕES


A cultura e a arte está nas entranhas da alma do nosso povo, muitos são os varzealegrenses que se destacaram no mundo artístico, destes estamos sem sombra de dúvidas devendo homenagens de  reconhecimento ao compositor e violonista Luiz Sérgio. Este merece o nosso destaque por ter desenvolvido e difundido  o  dom de compor e compôs grande, algumas delas tendo ultrapassado  as fronteiras do regionalismo e se tornado nacionalmente conhecidas como “Caminhos do Sol” gravada na linda voz da cantora Amelinha. Que de tão grande a composição deu título ao LP gravado em 1985.

O criador de canções

Luiz Sérgio, se destacou na cena de Fortaleza vencendo festivais e criando, sozinho ou com parceiros, canções registradas por intérpretes como Amelinha, Késia, Teresinha de Jesus, Marcus Britto, Rogério Franco e Eugênio Leandro. Amantes de harmonias, melodias e versos que ganhavam vida no violão e na voz do inesquecível do ´Pato Rouco´.

Luiz Sérgio cantava: ´Eu moro onde tudo é fácil, tão perto do paraíso. Tanta vida vive aqui, que o tempo corre indeciso´. Talvez uma inconsciente e idílica recordação dos tempos de menino, na cidade de Várzea Alegre, região Sul do Ceará, onde nasceu, em 30 de abril de 1955. De família numerosa, Luiz Sérgio Bezerra de Morais foi um dos 14 filhos, dos quais 11 vingaram, de Pedro Alves de Morais, escrivão, e Iraci Bezerra de Morais, professora e dona de casa. Uma família de natural presença artística, nas notas do pai músico amador, nos versos do avô poeta. E abonada, para os padrões da cidade em que quase todos se conheciam, tal qual ainda hoje.

Cenário ideal para alegrias de infância, como cantaria Luiz Sérgio em ´Menino de rua´, referindo-se a tempos em que o termo tinha conotação bem diferente da atual. Do mesmo modo, como ainda acontece com famílias ´remediadas´, outras nem tanto, é de lei, quando se pode, que os filhos sejam mandados para a capital, para prosseguir nos estudos, alargar os passos, ganhar o mundo e melhorar de vida. Assim foi com Luiz Sérgio, que teve sua transição entre as paisagens do Cariri e as ruas da Fortaleza de 1968, facilitada pela chegada prévia de irmãos e amigos.

Os seus primeiros contatos diretos com a música se deu ainda na cidade de V. Alegre, o seu pai era um dos admiardores de música e os levava nos fins de tarde, pra cantar no Roçado de Dentro, com o sanfoneiro Pedro Sousa.

Nessa época Várzea Alegre tinha também um show de calouros no cinema, aos domingos. Também fora um grande incentivo para Serginho,  a vinda de uma banda de música de Cajazeiras, na Paraíba. ´Por conta daquela bandinha, muita gente resolveu aprender algum instrumento, inclusive Sérgio.

Já em Fortaleza, o jovem Sérgio seguiu tangenciando a música no aprendizado do violão (inicialmente autodidata, depois passando pelo Conservatório Alberto Nepomuceno), nos tempos de
aluno do Colégio Piamarta e do curso de Edificações da então Escola Técnica Federal do Ceará.

Tempos depois, concluiria o Curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal. Seguiria carreira como funcionário público, atuando principalmente no Conselho (atual Tribunal) de Contas
dos Municípios. Sem nunca perder de vista a música, conforme deixava claro em declaração de 1982:

´A música é quase um hobby, embora leve a coisa mais a sério que certas pessoas que dizem viver de arte´.

Essa dualidade entre dedicação à música e a uma carreira profissional em outra área não resultou, de acordo com os familiares, em prejuízo para sua obra. Pelo menos em seu período de auge criativo, estimado entre 1978 e 1987. ´Ele fazia tudo na música com muita naturalidade. Nos festivais, nos programas de TV... Tinha muita responsabilidade, levava a coisa a sério, era perfeccionista, exigente, cuidava pra que tudo ficasse bem.

A descoberta do compositor

O ano de 1978 foi fundamental . ´Ele já tinha várias músicas feitas, mas não tinha tido a chance de mostrar´. Foi nesse ano, que o mesmo nascera pra os festivais. Sendo no III Festival BNB Clube, realizado em outubro de 1978, que o compositor pela primeira vez se fez presente de modo ma formal. Classificando neste evento as canções ´Samba pra esbanjar´ e ´O grito de Kunta-kinte´. Conquistando primeiro lugar com ´Samba pra esbanjar´, escrita após o músico ter participado de uma roda de samba em que um dos presentes tocava um insólito banjo. A música agradou e valeu ao autor a conquista do festival. Como se fosse pouco, ainda em 1978, viria mais um primeiro lugar, com ´Valsinha pra Célia´, no Festival Universitário de Música, realizado no auditório da Faculdade de Direito. Composta com a parceira do Paulo Viana, quando já era  iniciado  o momento da música de protesto passando o afrouxamento da repressão´. A valsa composta pela dupla de amigos lhes pareceu, acima de tudo, espontânea. ´Eu fiz um poema, em homenagem a uma paixão por uma amiga dele, que ele trouxe de São Paulo, só pra atrapalhar a vida da gente´, ri-se Paulo Viana, citando que o próprio Luiz Sérgio, com sua voz que lhe rendeu dos músicos o apelido de ´Pato Rouco´, defendeu a música nas eliminatórias do festival. Já na reapresentação das vencedoras, o cantor e compositor Cassundé cuidou de interpretar a valsa.

Em 10 de outubro de 1991, o susto: Luiz Sérgio morre, em sua residência, em decorrência de disparo com arma de fogo na cabeça. Recorte de jornal da época, guardado pela família, destaca que ´Acidente mata técnico do CCM que se preparava para viagem´ e ´aproveitaria para praticar esportes de caça e pesca´, dos quais ´era adepto´. Segundo a matéria, ´por volta das 5h da manhã, em seu apartamento na Aldeota, quando preparava as armas que levaria na viagem, Morais foi atingido na região próxima à orelha direita por um disparo de uma espingarda calibre 36´. As versões para a morte de Luiz Sérgio, conforme relatos de familiares e colegas músicos, variam de acidente a suicídio. 

E pra resumir, pra quem não o conheceu em vida e nem a sua história, ele é peixe nascido nas águas que banham esse nosso Vale do Machado, ele é  do cardume,ele é Piau, ele é o nosso Serginho Piau.


Serginho sabendo na FLOR DA IDADE, que tendo SAÚDE DE FERRO resolveu em uma NOITE FELIZ, VIAJAR, em um SONHO BOM embalado por UM CHORINHO ASSIM e um SAMBA PRA ESBANJAR, PINTANDO ALEGRIA de um MENINO DE RUA que segue o CAMINHO DO SOL se deliciando em RIO CORAÇÃO, admirando a FLOR DO ALGODÃO, tocando o BAIÃO DE CEM, que é musica de coração, contando uma OUTRA ESTÓRIA e com VALSINHA PRA CÉLIA dando BOAS VINDAS, com essa que é CANÇÃO PARA ARREBENTAR CORAÇÃO

Secretarias de Meio Ambiente e de Assistência Social de Várzea Alegre promoveram reunião com as ASCAMARVA



As secretarias de Meio Ambiente e de Assistência Social de Várzea Alegre, promoveram reunião, neste dia 25 de abril, com integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre - ASCAMARVA.

O objetivo da reunião, segundo o secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio, foi debater propostas para estruturar a ASCAMARVA, cadastrar novos membros e traçar um plano de ação para este ano de 2019.

O presidente da ASCAMARVA, Francisco Édson, explicou na reunião sobre o funcionamento prédio, que é a sede da associação. Ele disse que articula visita dos membros da ASCAMARVA para conhecer a experiência do serviço de coleta de recicláveis em Crateús, proporcionando troca informações entre os dois municípios.

Francisco Édson reforçou sua disposição para servir à associação. “Estou à disposição para servir a todos os associados, para cadastramento de novos membros, buscando mais parcerias para ajudar a categoria, com as secretarias de Saúde, de Educação de Assistência Social e com as empresas privadas”, disse.

J. Marcílio, enfatizou que a Secretaria de Meio Ambiente, compreende as atividades da ASCAMARVA como fundamental para manter o equilíbrio do meio ambiente, provando que a coleta seletiva de recicláveis é rentável.

Falando pela Assistência Social, a assistente social, Virgínia Élen, orientou os membros das ASCAMARVA sobre os programas da secretaria que podem atendê-los, inclusive com informações sobre a forma de manejo dos resíduos que são coletados para que tenham melhores condições de trabalho.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

domingo, 28 de abril de 2019

Prisão por tráfico de drogas em Lavras da Mangabeira

Neste sábado por volta das 15h20min, a equipe RAIO  01 recebeu informações que no Distrito de Mangabeira, Lavras da Mangabeira-CE, havia um indivíduo trajando blusa vermelha e short azul, e que este estaria realizando venda de drogas. A equipe em comento se deslocou até o local supracitado onde verificou a veracidade das informaçõe. O sujeito de nome Cilderlan Gledson da Silva Alves, 19 anos, residente na rua José Raimundo Mangueira, 179, Distrito de Mangabeira, Lavras da Mangabeira-CE,  foi localizado em uma praça da localidade. Ao ser abordado pelos policiais, ele informou que em sua residência existia uma determinada quantidade de drogas. Ao chegar no endereço supracitado os militares encontraram encontraram 45 gramas de cocaína, bem como uma quantia de 28 reais. Segundo os PMs, o acusado  afirmou ter adquirido a droga na cidade de Cajazeiras-PB por um valor de mil reais. Diante dos fatos o autor do delito foi conduzido à delegacia regional do Icó-CE onde foi tomada as medidas cabíveis. Site Caririceara.com

COLISÃO ENTRE MOTOS NO B. VARJOTA

Colisão de veículos em Várzea Alegre: Ontem por volta de 07h10min, a PM foi avisada via 190 que teria havido uma colisão entre motocicletas, mais precisamente na Av. Neném Marinheiro, nas proximidades do Bairro Varjota. A patrulha  VTR 09 se deslocou até o local supracitado constatando a veracidade das informações. Segundo populares, um indivíduo que pilotava uma motocicleta HONDA/CG 125 FAN KS ANO/MOD 2012/2012 COR PRETA PLACA OHZ-7942 trafegava em alta velocidade quando cruzou a Av. em epígrafe colidindo com a Sr. Maria Hilma Ferreira, a qual esta pilotava uma moto HONDA/CG 150 TITAN ESD ANO/MOD 2011/2011 COR PRETA PLACA OCP-4996  A mulher  sofreu escoriações pelo corpo, bem como fortes dores na lombar, sendo socorrida pela equipe do SAMU até o Hospital São Raimundo Nonato e posteriormente transferida para um hospital da Região do Cariri. Vale salientar que o sujeito causador do acidente se evadiu do local tomando rumo ignorado, bem como ambas as motocicletas foram recolhidas pelo Demutran local. 

sexta-feira, 26 de abril de 2019

FALECE WILTON DE CHICO PADEIRO


Faleceu hoje, nas dependências da Clinica uni rins na cidade do Crato, o senhor José Wilton de Oliveira Carvalho (Wilton Padeiro) aos 62 anos.

Há alguns anos o mesmo lutava contra uma forte diabetes que inclusive o deixou cego por 12 anos, Wilton também já havia amputado as duas pernas, e ultimamente estava indo dia sim dia não ao Cariri para o processo de hemodiálise.

Wilton era filho do senhor Chico Padeiro e dona Nia ambos in memoriam, filho de padeiro Wilton passou toda sua vida vivendo do ramo, inclusive seu pai foi um dos pioneiros em Várzea Alegre.

Wilton foi casado com Cícera Maria de Oliveira com quem teve quem teve duas filhas: Walesca Oliveira e Walkielly Valéria e uma netinha Maria Alice.

Chegou a candidatar-se para o cargo de vereador, não obtendo êxito. Forte torcedor do Vasco da Gama e do Ceará sempre foi amante do esporte e quando jovem fazia parte do famoso time de futsal da padaria central, time este que acumulou diversos troféus nos campeonatos realizados na época na quadra da antiga escola Presidente Castelo Branco, atual Dr. Pedro Sátiro.

O corpo do mesmo será velado em sua residência na rua  Durval Soares. Posteriormente será divulgado o horário de missa e sepultamento.

Em junho do ano passado, tive o prazer de entrevista-lo no quadro a cultura visita.

Ouça a entrevista, clike na figura abaixo.



quinta-feira, 25 de abril de 2019

Várzea Alegre participa pela primeira vez do CicloSesc


A Coordenação de Esportes da Prefeitura de Várzea Alegre tem novidade para comemorar o 1º de maio - Dia do Trabalho neste ano.

De acordo com Cícero Sousa - coordenador de Esportes da cidade, o município receberá pela primeira vez o “CICLOSESC - VIVER MAIS A CIDADE”, programação que reúne ciclistas de todas as modalidades para pedalar pelas principais ruas da cidade, comemorando de forma diferente e promovendo saúde no Dia do Trabalho.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até 30 de abril, das 08h às 11h, na Academia da Saúde, localizada no Parque Cívico São Raimundo Nonato. Para efetivar as inscrições, o participante doa 1kg de alimento não perecível, recebe uma blusa no dia do evento e concorre por sorteio a duas bicicletas. O passeio ciclístico terá início no Parque Cívico São Raimundo Nonato, às 07h.

Os alimentos arrecadados serão destinados ao programa Mesa Brasil e serão distribuídos com entidades de Várzea Alegre.

Essa programação do CICLOSESC é o maior passeio ciclístico do Ceará e acontece há 24 anos. Em 2019 será realizado simultaneamente em 70 cidades.


Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Falece em Granjeiro o pai do sanfoneuro Tota Dias


Faleceu Hoje  nesta madrugada, na comunidade de Canabrava dos Ferreira. Seu Luiz Dias foi casado com Dona Djanira (in Memorian), tinha 92 anos de idade e era pai de 12 filhos. Dentre eles o conhecido sanfoneiro Tota Dias. Uma família que sempre contribuiu para o desenvolvimento de Granjeiro. Recebam todos meu sentimento de pesar. Que Deus conforte a família!

sábado, 20 de abril de 2019

POESIA - Pelé não tirou nem fino De imitar um penitente



Pelé é um grande artista
E Todos lhes dão valor
Mas na arte de imitador
Eu não boto em minha lista
A fama ela já coquista
Pois o negro é insistente
No Ratinho recentemente
Encantou homem e menino
Mas hoje não tirou nem fino
De imitar um penitente.

Ele sabe assoviar
Isso é incontestável
Mais passou pra malandragem
É Léo que vai se destacar
Dudinha nem vai inventar
Tire logo isso da mente
Dançar e fazer repente
Não é pra quem não tem tino
Pelé não tirou nem fino
De imitar um penitente

Ele sabe Assovinando
O anum preto imitar
E eu não vou desafiar
Seguindo por esse plano
Mas daqui pra o próximo ano
Ensaie e seja persistente
Treine muito consciente
Para enfrentar Albino
Pelé não tirou nem fino
De imitar um penitente

Se Albino não topar
Eu vou logo na carreira
E peço a Luiz Moreira
Pra começar ensaiar
Ele já sabe entoar
Só falta botar na mente
A letra do Pai Clemente
Do frade Beneditino
Pelé não tirou nem fino
De imitar um penitente

Ensaiar já começamos
Desde algum tempo atrás
Mas não foi nada demais
Um dia só que inventamos
Mesmo assim não envergonhamos
Os demais que são decentes
Nos não somos descendentes
Mas cantamos desde menino
Pelé não tirou nem fino
De imitar um penitente

Vejam os dois vídeos tirem suas conclusões. Quem imitou melhor.








Babinski - filho das Artes; Pai das cores


Maciej Antoni Babinski (Varsóvia, Polônia 20-04-1931). Gravador, ilustrador, pintor, desenhista, professor. Em 1940, migra com a família para a Inglaterra, por causa da Segunda Guerra Mundial, 1939-1945. Inicia sua formação artística, tendo aulas de aquarela com o padre Raphael Williams O.S.B., que o introduz na técnica da pintura ao ar livre. Em 1949, fixa-se com a família em Montreal, Canadá, onde estuda pintura com John Goodwin Lyman, na McGill University. Além disso, tem aulas de gravura com Eldon Grier e faz cursos de desenho e pintura com Goodrich Roberts, na Art Association of Montreal. No ateliê de Roberts, pinta paisagensinteriores e naturezas-mortas. Paralelamente aproxima-se do grupo de vanguarda Les Automatistes [Os Automatistas], reunido em torno de Paul-Émile Borduas, e expõe com eles, em 1952, no Musée des Beaux-Arts de Montréal [Museu de Belas Artes de Montreal]. Ainda na fase canadense, realiza sua primeira individual, em 1953. Nesse mesmo ano, muda-se para o Brasil, e permanece no Rio de Janeiro até 1965. No período carioca entra em contato com Oswaldo GoeldiAugusto Rodrigues e Darel, e participa de diversos salões e mostras coletivas. Realiza, em 1961, 24 águas-fortes para o livro Cadernos de João, de Aníbal Machado, editado pelos Cem Bibliófilos do Brasil. A galeria Selearte, em São Paulo, e a Petite Galerie, no Rio de Janeiro, abrigam suas primeiras individuais no Brasil, em 1962 e 1964, respectivamente. Em 1965 é convidado a lecionar no Instituto Central de Artes da Universidade de Brasília - ICA/UnB, da qual se afasta um ano depois em virtude de perseguições políticas. Após viver oito anos em São Paulo, de 1966 a 1974, muda-se para Minas Gerais, primeiro para Araguari e depois para Uberlândia, e vai lecionar na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, onde fica de 1979 até 1987. Com a anistia política é reintegrado à UnB em 1988, lá permanece até se aposentar, em 1991, quando passa a residir em Várzea Alegre, interior do Ceará. Em 2004, é realizada a retrospectiva Babinski: 50 Anos de Brasil, no Conjunto Cultural da Caixa, em Brasília.

sexta-feira, 19 de abril de 2019

SEMANA SANTA RELIGIÃO X TRADIÇÃO



Conheça os costumes populares realizados durante a Semana Santa no Brasil. Alguns em uso, outros,  as pessoas mais jovens nem sabem que existiram.

Alguns desses costumes inicia-se ao chegar os quarenta dias que antecede a páscoa mais conhecido por quaresma onde se faz reflexão, oração, caridade e penitência, que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Semana Santa. Neste período, apesar das transformações sociais, algumas tradições ainda são mantidas, como o jejum de carnes e a intensificação das orações.  

Existe nesse período, um misto de tradição popular com os ensinamentos da Igreja Católica. Sendo que muitos desses seguem como manifestação folclórica tradicional, permanecendo incorporada aos costumes do povo nordestino

De tradição católica, a Semana Santa celebra a Paixão, morte e ressurreição de Cristo

Nos útlimos dias da Quaresma, que simboliza os 40 dias que Cristo passou no deserto sem comer ou beber, resistindo à tentações, tem início  a Semana Santa que se inicia no Domingo de ramos e representa a chegada de Jesus a Jerusalém.

Dura uma semana e mais um dia, que é o Domingo de Páscoa. De tradição católica, a Semana Santa celebra a Paixão, morte e ressurreição de Cristo.

O jejum é um dos ensinamentos da Igreja mas que tomou diferentes conotações junto as populações diferenciando, pois no modo de o fazê-lo. Há quem o faço não consumindo carnes nas sextas feiras, durante toda vida. Outros os fazem somente durante a quaresma nas quartas e sextas feiras dos quarenta dias. Enquanto outros fazem somente durantes os dias da semana santa chamados dias grandes e outros apenas na sexta feira santa.

Durante toda a semana, 'os mais antigos', ou seja, os mais velhos (pais, avós, afins) geralmente fazem jejum, pois segundo a tradição, tal hábito durante a semana os redime de pecados que possam ter cometido. O mais popular costume é o de não comer carne vermelha, o que favorece a procura por ovos e peixes. Para alguns esse período também é chamado de tempo de pescaria. Tempo também de proibições: não se pode consumir bebidas alcoólicas, caçar, e para alguns até mesmo pegar em dinheiro.

Na Sexta-Feira da Paixão, e na quarta feira de Trevas, 'os mais antigos', sempre eles, costumam dizer aos filhos e netos que é proibido banhar, pois o corpo fica com um tom de pele cinza, o que nos remete ao barro, do qual o homem, segundo a bíblia, foi feito. É ainda o dia maior penitência para os homens de fé.

Segundo costumes populares, não se pode também durante a semana santa varrer casa, há uma madrugada do fim de semana onde galinhas são roubadas e no Sábado de Aleluia costuma-se "malhar o Judas", como se fosse uma maneira de vingar a traição do apóstolo, que trocou a vida de Cristo por um saco de moedas.

Nessa semana os tradicionais grupos de penitentes saem a entoar canticos nas cruzes cemitérios e também nas ruas, a pedir donativos. Os penitentes costumam usar túnicas longas com cruzes estampadas e capuzes ou panos que cobrem suas cabeças e rostos, dando aos mesmos um ar às vezes estranho.

O domingo de Páscoa simboliza a ressureição de Jesus e para os cristãos católicos é um dos dias mais importantes de toda a Semana Santa.





quarta-feira, 17 de abril de 2019

Pulseiras Bioquânticas são consideradas “CHARLATANISMO"




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai suspendeu na imprensa formal, a publicidade das pulseiras bioquânticas, vendidas com o apelo de melhorar o equilíbrio e ativar a circulação sanguínea. Esses braceletes, que prometem “estabilizar a energia do corpo”, começaram a ser usados por atletas. Celebridades foram fotografadas com as tiras de silicone adornadas por um holograma.

A pulseira original, americana, tem a marca Power Balance. A genérica brasileira é da marca Life Extreme. Tanto uma quanto outra estão sendo investigadas e deverão ser processadas por publicidade irregular, segundo Ana Paula Massera, gerente de fiscalização de propaganda da Anvisa.

A agência entrou em contato com os sites das pulseiras depois que a reportagem da Folha procurou o órgão, para checar se havia registro desses produtos, vendidos livremente pela internet e em grandes lojas de esportes. A Anvisa informou que pode proibir o comércio das pulseiras no país. Luiz Fernandes, um dos fabricantes da pulseira brasileira, disse que ela não precisa de registro no órgão porque “não se absorve ela [a pulseira] diretamente”.

Já o revendedor da Power Balance no Brasil não foi localizado. A reportagem procurou os responsáveis nos EUA, mas o assessor, Adam Selwyn, informou que eles estavam viajando e não poderiam ser entrevistados.

“CHARLATANISMO”

A Power Balance propaga em seu site que o uso da pulseira aumenta a concentração e a força física porque contém um holograma que “otimiza a fluência energética natural do corpo”. O site da pulseira brasileira, vendida na internet a R$ 159, dá explicação similar.

Vanderli de Assis, que afirma ter criado o modelo brasileiro e se apresenta como professor de física da Universidade Federal de Minas Gerais (não há registro dele na universidade), diz que o holograma, formado por camadas de magnésio, alumínio, ferro e silício, “emite uma frequência que gera estabilidade no campo eletromagnético do ser humano”.

Assim, o corpo não seria afetado por frequências externas como ondas de equipamentos eletrônicos, daí o maior equilíbrio do usuário. Para Marcos Duarte, professor de biodinâmica da Faculdade de Educação Física da USP, as explicações são “charlatanismo quântico”.

“A ideia de que um holograma possa interagir com as frequências do corpo e trazer benefício ao equilíbrio é puramente falsa”, diz. Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP, reforça: “Não há explicação cientifica para isso. Holograma não emite onda”.

Fonte: Folha.com

PREFEITO EDITA DECRETO PRORROGANDO O REFIS 2019



O Prefeito de Várzea Alegre José Hélder Máximo de Carvalho, edita Decreto No 90, De 15 De Abril De 2019, que dispõe sobre a prorrogação o Programa de Regularização Fiscal REFIS, Lei NO. 1.077/2019, de 27 de fevereiro 2019, e dá outras providências.

O REFIS – É o Programa de Recuperação Fiscal que destina-se a promover a regularização dos créditos do município, decorrentes de débitos de pessoas fisicas e jurídicas, relativos a tributos e contribuições administrados por este.

E o Sr. Prefeito municipal, considerando ser de suprema importância a prorrogação oportunizando aos contribuintes nova chance de quitarem seus débitos com o Município, e vendo pois nesta a possibilidade real no aumento na recuperação de créditos;

DECRETA:

Art. 1 - Fica autorizada a prorrogação do prazo do Programa de Regularização Fiscal — REFIS 2019, conforme o S 40 do Art. 1 0 da Lei 1.077/2019, de 27 de fevereiro de 2019, até o dia 28 de maio de 2019.

Art. 2 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Paço da Prefeitura de Várzea Alegre, Estado do Ceará, em 15 de abril de 2019.

                               José Hélder Máximo de Carvalho
                                          Prefeito municipal

BOVINOCULTURA DE LEITE VARZEALEGRENSE É DESTAQUE NO ESTADO


O setor da bovinocultura de leite no Ceará é a atividade que mais gera benefícios econômicos e sociais para o sertão. Com a escassez de chuva em alguns municípios, produtores buscam se reinventar para superar obstáculos
O setor leiteiro é de suma importância para centenas de produtores do interior do Estado que, através deste segmento, movimentam a economia local. No entanto, com as chuvas irregulares , observado no Ceará desde 2011, muitos produtores tiveram redução de faturamento.

Porém, na cidade Várzea Alegre, no Centro-Sul do Estado, conseguiu-se aumentar a produção de leite nos últimos dez anos, passando de oito mil litros para 20 mil litros/dia.
Investimentos em melhoria genética e manejo adequado do rebanho favoreceram o crescimento da bacia leiteira local. O trabalho realizado por meio da Associação dos Produtores de Leite (Aprovale), que reúne 60 criadores, tornou-se significativo e vem obtendo destaque na região.
No Sítio Chico, zona rural do município, o rebanho se alimenta de capim, pastagem nativa que surgiu com as últimas chuvas. Os animais estão nutridos e bem tratados. Mesmo com inverno irregular, os bovinos têm segurança alimentar no campo.
josé Antunes Mota, presidente da Câmara Setorial do Leite da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece),lembra que houve um aumento da produção de leite no Estado, no atual período de chuvas, mas caiu o consumo e as indústrias passaram a comprar leite em pó de países como Uruguai e Argentina.
"Tudo isso tem prejudicado o produtor na ponta", diz. "Houve aumento de produção, aquisição de modernos equipamentos, mas não se trabalhou a comercialização e nem a industrialização, levando muitos pequenos lacticínios à falência, em Quixeramobim, Monsenhor Tabosa, Senador Pompeu, Crateús, Tauá e Eusébio", completa.
Várzea Alegre não faz parte desse cenário porque se conseguiu produzir a alimentação dos animais. A medida barateou os custos e com a economia foi possível investir na qualidade do rebanho.
O produtor rural André Fiúza disse que representantes da classe têm implementado novas técnicas de convivência com o semiárido. "No período do inverno, o gado se alimenta no campo, no pasto nativo; e nos meses da seca, a gente tem reserva de milho e sorgo forrageiro armazenados em silos", explica Fiúza.
Os produtores de base da agricultura familiar têm em média uma renda de um salário mínimo por mês com a venda do leite. "Quando a mão de obra é familiar, existe lucratividade, mesmo que reduzida, pois a pecuária leiteira é ainda considerada uma atividade viável no sertão para a agricultura familiar", explica Fiúza.
Várzea Alegre já foi conhecida como a terra do arroz, mas devido ao elevado custo de produção do grão e à escassez de água, os agricultores mudaram de atividade e passaram a ser criadores de vacas leiteiras. Nas terras de baixio, a rizicultura deu lugar à pastagem para alimentar os bovinos. Saiu o arroz, entrou o capim.
O técnico em agropecuária, Marcondes Saldanha, diretor da Aprovale, destaca as ações realizadas em combate ao período com poucas chuvas.
"Investimos na atividade por meio de inseminação artificial, projetos com financiamento bancário, aquisição de matrizes de boa qualidade genética", pontua. "Aumentamos a produção mas, para isso, investimos na qualificação dos criadores".
O produtor rural de Várzea Alegre, João Maurício, destaca que o trabalho começou há mais de uma década e, atualmente, colhe os resultados dos investimentos.
As vacas dão em média 25 quilos de leite por dia graças à melhoria genética feita por inseminação artificial", explica. "Enfrentamos dificuldades, escassez de água, mas vencemos e esperamos que as chuvas sejam mais intensas neste ano", conclui.

VEJAM REPORTAGEM DA TV DIÁRIO





Dono do mundo: juiz manda testemunha “calar a boca” em MG e OAB reage, vídeo



A atuação do juiz Rodrigo Braga Ramos, da vara criminal de João Monlevade (MG), município a cerca de 110km de distância de Belo Horizonte, será o tema de uma reunião da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade. O juiz foi gravado em vídeo, gritando, ameaçando e ofendendo uma testemunha, inclusive mandando a pessoa calar a boca.

O vídeo passou a circular em grupos do WhatsApp e, desde então, a presidente da OAB local, Larissa de Oliveira Santiago, passou a ser procurada por advogados que relataram atitudes semelhantes em outras ocasiões.

Segundo ela, nenhuma atitude seria tomada pelo órgão inicialmente, pois o vídeo não demonstrava uma ataque à prerrogativa de um advogado. “Mas conforme o vídeo foi sendo compartilhado, muitos advogados vieram me procurar para dizer que este juiz já teve essa atitude com eles ou com seus clientes”, disse Larissa ao Conjur.

Ela também afirmou que, para que a OAB possa tomar alguma atitude sobre os casos, é necessário que uma reclamação formal seja feita. “Por isso, faremos essa reunião, e depois vamos analisar os episódios que já ocorreram e o que pode ser feito”, completa ela.

Nas imagens gravadas, a testemunha responde a perguntas sobre um aspecto do caso e diz que vai descrever dois episódios que poderiam ajudar a entender o caso em questão. É possível ouvir um barulho, que parece ser um soco na mesa, e Braga Ramos passa a gritar com a testemunha.

Veja o vídeo:





(Por: Isabella Macedo / Fontes: www.metropoles.com)

terça-feira, 16 de abril de 2019

ONG PROMOVERÁ CURSO PARA O LIDO COM DEPENDENTES QUÍMICOS.


A problemática da dependência química tem sido uma realidade inegável em nossa cidade, e muitos profissionais e familiares tem sentido dificuldade de lidar com essa questão, por falta de apoio ou até mesmo conhecimentos nesse sentido.

Em virtude disso, um grupo de voluntários que deseja firmar um trabalho aqui em Várzea Alegre, em contato com a ONG Amor Exigente, que presta auxílio aos familiares de dependentes químicos, estará trazendo um curso que será realizado gratuitamente no sábado 08/06/2019.

Estão sendo ofertadas vagas para profissionais de todas as áreas que lidam com familiares ou com o próprio dependente químico (de drogas lícitas ou ilícitas), e os interessados poderão obter maiores informações e se inscrever até o dia 30/04, com Ana Cláudia, via Whatsapp (8884-7671).

O curso será realizado pelo casal Dra.Gerlyane e Dr.Homero Brito Jucá (responsáveis pelo Amor Exigente no Estado do Ceará).

Ressaltamos que o AE (Amor Exigente) é uma ONG muito séria, que não admite sua vinculação a interesses políticos, comerciais, nem religiosos. 

Segue link do site da ONG para quem desejar conhecer melhor o trabalho:

ATUAIS PREFEITOS PODERÃO TER SEUS MANDATOS PRORROGADOS ATÉ 2022

PREFEITO ZÉ HELDER NA MARCHA EM BRASÍLIA

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo o país, que estão previstos para serem concluídos no ano que vem, até 2022. Apresentada durante a Marcha dos Prefeitos na última semana, em Brasília, pelo deputado federal Rogério Peninha (MDB-PR), a PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (12).

Na avaliação do prefeito de Moema e presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda, a proposta é positiva em termos financeiros e políticos para o país, uma vez que, segundo ele, unificaria todos os pleitos eleitorais em um só ano, reduzindo gastos e interrupções em trâmites legislativos e executivos.

“Passou da hora de fazer isso, não justifica ter uma eleição a cada dois anos, termina uma e começa outra logo depois. É mais econômico para o país e é mais viável para o exercício dos mandatos pra não ser interrompido no meio com outra eleição. O ideal é que a eleição aconteça no mesmo dia, de presidente a vereador. Isso é economicidade”, argumenta Julvan Lacerda.
No texto original apresentado por Peninha na Câmara, a PEC acrescenta um artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que trata das posses de mandatos eleitos. Nesse ponto, seria colocado o fim dos mandatos atuais de prefeito e vereador no dia 1º de janeiro de 2023.

Como justificativa, o parlamentar também cita a “economia significativa de recursos públicos”, mas argumenta ainda que “é preciso considerar o momento delicado que o país atravessa”. “Com a supressão do pleito eleitoral de 2020, a classe política, livre dos encargos inerentes às campanhas eleitorais, poderá concentrar-se nas reformas de que a República tanto precisa”.

fonte Jornal o Tempo.

PROCURADO PARA OPINAR SOBRE O PREFEITO zÉ HELDER AFIRMOU, "Ser melhor para o país".

PROTESTO NA ESTRADA QUE LIGA V. ALEGRE A GRANJEIRO


Moradores do Sítio Carrapateira estão realizando na manhã desta terça-feira, 16, manifesto em reivindicação da recuperação da CE 060, trecho que liga a cidade de Granjeiro à BR 230. A ação tem a frente o morador Thiago Soares, que conta com o apoio de motoristas, moradores do distrito de Calabaça e da cidade de Granjeiro.

O manifesto teve início antes das 06h, próximo a Capela do Divino Pai Eterno, e com carro de som, queima de pneus, interditando o trecho e coleta de assinaturas em abaixo assinado.



Os moradores e os que trafegam o referido trecho, reivindicam uma asfalto , em vez de operação Tapa buracos. Ano passado fizeram o mesmo procedimento, o de tapa buracos e não resolveu.” Disse Thiago Soares.

A mobilização não tem hora para acabar. O trecho da CE 060 é iniciado no sítio Mocotó, Zona Rural de Várzea Alegre ligando este a cidade do Granjeiro.

IMAGENS- Moacir Morais




segunda-feira, 15 de abril de 2019

Secretaria de Saúde instala no CAIS sistema para realizar exames de endoscopia


A Secretaria de Saúde, do Governo de Várzea Alegre, anunciou nesta segunda-feira, 15, a instalação de um Sistema de Videoendoscopia Flexível, que é um equipamento para realização de exames de endoscopia. O equipamento foi implantado no Centro de Atenção Integrado à Saúde da Família - CAIS, localizado na Rua Figueiredo Correia, bairro Centro.

O secretário de Saúde do município, Ivo Leal, deu a informação ao lado do subsecretário de Saúde da cidade, Dr. Márcio Henrique. Ele disse que o equipamento em breve receberá todos os insumos e materiais necessários ao seu funcionamento, proporcionando importante serviço à população, previsto para o mês de maio deste ano. “Após organizar os insumos e materiais necessários ao funcionamento adequado e seguro, estaremos realizando os exames com moderno aparelho e profissional qualificado”, disse.

Ivo Leal agradeceu ao Prefeito Zé Hélder (MDB) e ao vice-prefeito Dr. Fabrício Rolim (DEM) pelo compromisso com a saúde do município, ao médico Especialista Dr. Márcio Henrique pela organização e pela cessão de alguns materiais indispensáveis ao serviço (Nobreak, sistema de captura de imagens, aspirador clínico e recipientes para desinfecção), e a todos os técnicos da saúde pelo apoio à gestão.

O prefeito Zé Helder destacou que o Sistema de Videoendoscopia Flexível para realização de exames, amplia a oferta de exames especializados em Várzea Alegre e é fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal, Adail Carneiro, conseguida através do vice-prefeito Dr. Fabricio Rolim para o município no valor de R$ 232.900,00.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

quinta-feira, 11 de abril de 2019

PREFEITO SO CEDRO FAZ DISCURSO DE ENCERRAMENTO DA MARCHA DOS PREFEITOS 2019

A Aprece, Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará, por meio de seu presidente Nilson Diniz, faz pronunciamento final na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acaba de ser encerrada, e agradece a participação expressiva dos gestores municipais cearenses.


quarta-feira, 10 de abril de 2019

COMERCIANTE FLÁVIO BITÚ FAZ CAMPANHA EM REDE SOCIAL PARA AJUDAR A ANDARILHA COM C.A.



Ao acessar a rede social Facebook, nos deparamos com postagem do perfil do comerciante Flávio Bitú proprietário do Bitus bar, dando conta que a senhora conhecida por D Raimunda  andarilha que costumava frequentar o terminal rodoviário Dr. José Iran Costa e muitas vezes pelas manhas na porta de Seu Zé do Norte fazendo seu croché. 
A mesma se encontra com CA e necessitando da solidariedade de todos. Deus iluminou e uma prima dela cuidando da mesma, próximo da rodoviária. Portanto se alguém quiser ajudar com fraldas, medicamento ou outro tipo, procura-lo, que ele passa as informações. O Bitus bar fica em frente a rodoviária local.

XIII PROCISSÃO DO FOGARÉU


Reunindo grupos locais e dos municípios de Aurora, Lavras da Mangabeira, Abaiara, Barbalha e Cedro. Várzea Alegre realizará nessa sexta-feira dia 12 de abril  tradicional procissão do Fogaréu.

Essa será a 13ª Edição, que neste ano foi contemplado pelo XV Edital da Paixão 2019, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult.

Para viabilizar a participação de Várzea Alegre, o arquiteto e urbanista varzealegrense, Ruy Aurélio Rolim, residente em Fortaleza, trabalhou no projeto como agente cultural. A Secult disponibilizou 8 vagas e Várzea Alegre teve seu projeto classificado em 5º lugar, na categoria “Manifestação Tradicional Popular”.

Com a premiação de R$ 13.300,00, segundo Ruy Aurélio, será possível custear a produção do evento nesse dia 12 de abril e o Iº Encontro de Experiências e Saberes da Fé, no dia 25 do mês em curso; o projeto também buscou confeccionar novas indumentárias para os penitentes e a produção de um curta-metragem.

Os grupos de penitentes se concentrarão na Capela de São Vicente, no bairro Centro, saindo pelas ruas centrais da cidade a partir das 19h, até a Capela de São Francisco, no bairro Betânia, onde realizam rituais e finalizam a procissão.

Foto: Augusto César

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Assaltante é baleado após tentar assaltar delegado em São Bernardo


Na tarde desta sexta-feira (5/4) um delegado de São Bernardo foi vítima de tentativa de assalto no bairro Baeta Neves. O assalto terminou em um tiroteio que assustou a população local.
Dois criminosos – um a pé e outro em uma moto preta – abordaram o delegado e sua esposa que haviam acabado de estacionar o veículo na vaga de visitante de um condomínio na avenida Getúlio Vargas. Os indivíduos anunciaram o assalto e o delegado entregou o dinheiro que havia acabado de sacar no banco. Enquanto se aprontavam para a fuga, um dos assaltantes percebeu movimentação do delegado e logo disparou um tiro contra a vítima, que reagiu e atingiu um dos criminosos.
Durante o tiroteio, o delegado foi atingido no braço esquerdo e os assaltantes fugiram. A vítima foi levada à UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro e, em seguida, encaminhado ao Hospital Assunção, localizado na cidade. O delegado segue em situação estável e não corre risco de morte. A esposa não ficou ferida.
O caso foi registrado no  6º Distrito Policial de São Bernardo.


   

Em Brasília, vice-prefeito de Várzea Alegre, Dr. Fabrício, pleiteia recursos para o município


O vice-prefeito de Várzea Alegre, Dr. Fabrício Rolim (DEM), juntamente com o subsecretário de Infraestrutura, Alécio Dias, estiveram em Brasília nos dias 03 e 04 de abril, para captar verbas federais para o município.
No dia 03, Dr. Fabrício Rolim teve reunião com o senador Eduardo Girão, e solicitou verbas para custeio da saúde do município e do Hospital São Raimundo pelo PAB - Programa de Atenção Básica e MAC - Média e Alta Complexidade, pediu ainda, o Credenciamento de Especialidades para as áreas de otorrinolaringologia e de Cirurgia Vascular; bem como Pontos de Apoio para saúde nas comunidades rurais.
O Vice-Prefeito esteve neste mesmo dia na Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS onde foi recebido pelo secretário José Roberto Carlos Cavalcante. Nessa secretaria Dr. Fabrício Rolim solicitou a ampliação dos recursos do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos para Várzea Alegre. Em 2018 o montante foi de R$ 150.000,00, passando para R$ 250.000,00 em 2019, um aumento de R$ 100.000,00. Outros pleitos assegurados pelo Vice-Prefeito na Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural foram incluir o município para receber um caminhão-baú para entregar os produtos do PAA e no PAA do Leite.

Na quinta-feira, 04, Dr. Fabrício Rolim esteve no gabinete do deputado federal Moses Rodrigues onde apresentou pedidos para construção de uma Unidade Básica de Saúde - UBS no bairro Grossos, calçamento de ruas para o mesmo bairro, pavimentação de ladeiras na zona rural, custeio da saúde do município e para o Hospital São Raimundo pelo PAB e MAC, construção do Açude do Graiado, no distrito de Calabaça e apoio na liberação do projeto do Açude do Mundo Novo junto ao DNOCS.
Fechando sua passagem por Brasília, Dr. Fabrício Rolim esteve com a Dra. Mayra Pinheiro - secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. Na ocasião ele conseguiu incluir o município no Projeto de Redimensionamento e Estudo para Capacitação dos Profissionais da Área de Saúde. “Avalio essa minha ida a Brasília como importante, pois entendo que o papel do vice-prefeito é o de ajudar no desenvolvimento da gestão para que o município seja beneficiado e o povo tenha melhores serviços em todos os setores”, disse.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Divulgação
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

domingo, 7 de abril de 2019

A IMPORTÂNCIA DO PASSADO NA CONSTRUÇÃO DO PRESENTE


O presente faz conexão com o passado e o futuro. Logo é preciso viver o hoje no ontem em função do depois.

O passado é a dimensão temporal que possui prioridade na constituição da identidade do ser. Nada se pode dizer de um existente a não ser o que ele foi até então.

O presente representa o espaço que une o passado às possibilidades tornadas presentes e, por conduzir-se sempre ao passado, carece de duração. É por isso que o reconhecimento do passado como prioridade na constituição do ser é elemento imprescindível à construção do ser presente, do ser autêntico.

O futuro não pode ser admitido como algo que é e que tenha primazia na construção do ser presente. Mas pode ser influenciado. Nesta compreensão, apresenta-se o ser indissociável da compreensão do tempo, o qual está assim dividido: Passado, Presente e Futuro.

Importância do Passado: Ainda existe preconceito com o passado. Muitas vezes esquecemos que o dia de hoje só é possível porque houve um tempo anterior!

Byron disse: “O melhor profeta do futuro é o passado“! Sem passado não há presente, nem muito menos futuro! A História confirma a ideia de Byron, pois ao compreendermos os fatos que já aconteceram, conseguimos até imaginar de alguma forma, como será o nosso futuro.

O passado é muito importante! Afinal, fala daquilo que nossos ascendentes e nós próprios vivemos há algum tempo. Não devemos negar aquilo que já aconteceu, mesmo que não tenha sido tão bom assim. Se foi ruim, vamos procurar melhorar, para que o nosso presente e futuro sejam melhores! Isto é possível.

O passado não pode ser alterado, mas o hoje e o amanhã dependem de nós, das nossas ideias e de nossas ações! Respeitemos o passado e lutemos para um futuro melhor,

O doce da vida é a gente que faz. Tente! Você é capaz.

Fonte: http://conexaopromessa.com.br

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Mulheres varzealegrenses se mobilizam em evento contra reforma da Previdência.



Com a temática “O impacto da reforma da previdência na vida das mulheres”, o movimento de mulheres de Várzea Alegre realiza neste sábado, 06, o primeiro encontro de debates, a partir das 17h.

De acordo com informações da diretora da Fetraece Regional Cariri que participará, o evento é apartidário ou de Classe e sim de iniciativa e participativo de todas as mulheres.

O referido evento será realizado neste sábado dia 06 na Pracinha das crianças localizado defronte a agência dos Correios local.

Com a seguinte programação.

Recepção com música ao vivo a partir das 16:45

17:00- Abertura oficial

17:20 – Palestra

17:40 -  Debate / Perguntas e respostas

18:00 – Eleição da diretoria, leitura e aprovação da Ata.