sexta-feira, 19 de abril de 2019

SEMANA SANTA RELIGIÃO X TRADIÇÃO



Conheça os costumes populares realizados durante a Semana Santa no Brasil. Alguns em uso, outros,  as pessoas mais jovens nem sabem que existiram.

Alguns desses costumes inicia-se ao chegar os quarenta dias que antecede a páscoa mais conhecido por quaresma onde se faz reflexão, oração, caridade e penitência, que vai da Quarta-feira de Cinzas até a Semana Santa. Neste período, apesar das transformações sociais, algumas tradições ainda são mantidas, como o jejum de carnes e a intensificação das orações.  

Existe nesse período, um misto de tradição popular com os ensinamentos da Igreja Católica. Sendo que muitos desses seguem como manifestação folclórica tradicional, permanecendo incorporada aos costumes do povo nordestino

De tradição católica, a Semana Santa celebra a Paixão, morte e ressurreição de Cristo

Nos útlimos dias da Quaresma, que simboliza os 40 dias que Cristo passou no deserto sem comer ou beber, resistindo à tentações, tem início  a Semana Santa que se inicia no Domingo de ramos e representa a chegada de Jesus a Jerusalém.

Dura uma semana e mais um dia, que é o Domingo de Páscoa. De tradição católica, a Semana Santa celebra a Paixão, morte e ressurreição de Cristo.

O jejum é um dos ensinamentos da Igreja mas que tomou diferentes conotações junto as populações diferenciando, pois no modo de o fazê-lo. Há quem o faço não consumindo carnes nas sextas feiras, durante toda vida. Outros os fazem somente durante a quaresma nas quartas e sextas feiras dos quarenta dias. Enquanto outros fazem somente durantes os dias da semana santa chamados dias grandes e outros apenas na sexta feira santa.

Durante toda a semana, 'os mais antigos', ou seja, os mais velhos (pais, avós, afins) geralmente fazem jejum, pois segundo a tradição, tal hábito durante a semana os redime de pecados que possam ter cometido. O mais popular costume é o de não comer carne vermelha, o que favorece a procura por ovos e peixes. Para alguns esse período também é chamado de tempo de pescaria. Tempo também de proibições: não se pode consumir bebidas alcoólicas, caçar, e para alguns até mesmo pegar em dinheiro.

Na Sexta-Feira da Paixão, e na quarta feira de Trevas, 'os mais antigos', sempre eles, costumam dizer aos filhos e netos que é proibido banhar, pois o corpo fica com um tom de pele cinza, o que nos remete ao barro, do qual o homem, segundo a bíblia, foi feito. É ainda o dia maior penitência para os homens de fé.

Segundo costumes populares, não se pode também durante a semana santa varrer casa, há uma madrugada do fim de semana onde galinhas são roubadas e no Sábado de Aleluia costuma-se "malhar o Judas", como se fosse uma maneira de vingar a traição do apóstolo, que trocou a vida de Cristo por um saco de moedas.

Nessa semana os tradicionais grupos de penitentes saem a entoar canticos nas cruzes cemitérios e também nas ruas, a pedir donativos. Os penitentes costumam usar túnicas longas com cruzes estampadas e capuzes ou panos que cobrem suas cabeças e rostos, dando aos mesmos um ar às vezes estranho.

O domingo de Páscoa simboliza a ressureição de Jesus e para os cristãos católicos é um dos dias mais importantes de toda a Semana Santa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário