sexta-feira, 22 de junho de 2018

AUTORIDADES E POLÍTICOS EM DIVERSAS PARTES DO PAÍS TEM SEUS CELULARES CLONADOS.



Pelo menos quatro prefeitos de cidades catarinenses tiveram os chips de celular clonados desde o dia 11 de junho, informou a Polícia Civil. Os números são utilizados pelos bandidos para pedir transferência de dinheiro. Ainda não foi confirmado pelas autoridades policiais se foi repassado algum valor.

As vítimas são os prefeitos de São Lourenço do Oeste, Galvão, Porto Belo e Balneário Camboriú, disse a Polícia Civil.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PSB), teve o chip do celular clonado no dia (11), informou a assessoria. Criminosos passaram a usar o número para pedir depósitos bancários a pelo menos um assessor dele.

O G1 não conseguiu contato com as prefeituras de Galvão e Porto Belo. A de São Lourenço do Oeste disse que por ora não vai comentar o assunto.

Golpe
A Divisão de Repressão a Crimes na Internet (DRCI/Deic) expicou que, para que a clonagem ocorra, é preciso que exista a participação de um funcionário da operadora de celular. E que quando o chip é clonado o celular sai do ar, como se tivesse sofrido uma pane.

O bandido, então, começa a usar o aplicativo WhatsApp como se fosse o dono daquele número de telefone, porque os dados são recuperados e a foto de quem usava continua a mesma.

Orientações
Para aumentar a segurança, a Polícia Civil orienta que seja feita a verificação do aplicativo WhatsApp em duas etapas:

No sistema Android, é preciso ir em Configurações – Conta – Ajustes em duas etapas
No sistema IOS, Aajuste 0 Conta e Verificação em duas etapas
E, caso o celular tenha o chip clonado, a polícia orienta que a vítima peça um novo chip para a operadora e a reativação do número, já que assim vai derrubar o sinal que o bandido está usando.

EM NOSSA REGIÃO CARIRI

Diversas autoridades também são vítimas por exemplo o SR. Giovani Sampaio que é vice-prefeito de Juazeiro do Norte, no Cariri. No fim de semana, o gestor teve o número do celular clonado. Primeiro, o aparelho deixou de funcionar. Depois, veio a notícia de que uma pessoa estava se passando por ele e pedindo dinheiro para contatos da agenda. 

Além de Giovani, outros políticos e autoridades passaram pela mesma situação nos últimos dias. Foram eles: O prefeito de Crato, José Ailton Brasil; Mano Moraes, prefeito de Mauriti; o ex-secretário-adjunto do Governo do Estado, Fernando Santana; e até o comandante do Batalhão da Polícia Militar em Juazeiro do Norte, major Luciano Rodrigues. 

A maior parte dos casos foi registrado na delegacia de Juazeiro do Norte. De acordo com o delegado Juliano Marcula, titular da unidade, será feita uma investigação para identificar os responsáveis pelo golpe. 

O consultor de tecnologia Raul Correia, acredita que o suspeito pode ter falsificado documentos dos usuários das respectivas linhas e comprado um novo chip, solicitando o resgate do número antigo. Desta maneira, o número no aparelho antigo seria cancelado.

ESTAMOS NO AGUARDO DE INFORMAÇÕES DE UMA CIDADE DE ST. CATARINA ONDE POSSIVELMENTE OS BANDIDOS TENHAM OBTIDO EXITO NO DESVIO DE UMA GRANDE QUANTIA EM DINHEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário