terça-feira, 19 de junho de 2018

EVENTO EM FORTALEZA ENFOCA PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA


No próximo dia 09 de julho, o Almirante de Esquadra, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil proferirá palestra.  O evento tratará sobre o “Programa de desenvolvimento de submarinos e o Programa Nuclear da Marinha”. Promovido pela Companhia dos Portos do Ceará- Copce, em parceria com a Academia Cearense de Engenharia, Sociedade Amigos da Marinha – SOAMAR, Academia Nacional de Engenharia e Sistema FIEC, e será realizado, às 19 horas, no auditório no Waldyr Digo, na Federação das Industrias do Ceará- FIEC.

Um dos principais desafios pra o PROSUB tem sido desenvolver tecnologias para acompanhar, detectar e classificar os ruídos produzidos no mar pelos motores dos navios e suas condições operativas, cujo objetivo é proteger a costa marítima brasileira.

Pois a construção dos sonares para submarinos nucleares, trata-se de uma área muito sensível e cujo desenvolvimento tecnológico envolve elevados custos. Como os alvos irradiam cada vez menos ruído, é preciso desenvolver sonares mais sofisticados para detectá-los.


O Palestrante é Almirante de Esquadra Diretor Geral de Deesenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. Foi observador militar no setor de Sarajevo, Bósnia e Herzegovina e senior military observer do Setor Dubrovnik das Forças de Paz das Nações Unidas. Foi comandante da Base de Submarinos, chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia, chefe de gabinete do Chefe do Estado-Maior da Armada, diretor-geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa, comandante-em-chefe da Esquadra e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha.

Com informações do Capt. Horizonte.

O presidente Michel Temer na sexta-feira, 8/06, participou do início dos testes do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LabGene), no Centro Experimental Aramar, da Marinha, em Iperó, interior de São Paulo, onde está sendo construído o protótipo terrestre do submarino nuclear.
No mesmo evento também lançou a pedra fundamental do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) que vai produzir radioisótopos para aplicação em medicina nuclear.

O evento teve as presenças dos ministros da Marinha, Defesa, Saúde, Ciência e Tecnologia, além de oficiais graduados e adidos diplomáticos, como o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko - o país já foi considerado potência nuclear quando integrava a União Soviética.


O presidente aproveitou a cerimônia para passar uma mensagem de confiança. “Vamos nos inspirar nesses extraordinários empreendimentos tecnológicos para sermos otimistas e reafirmar que o Brasil merece esse otimismo”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário