terça-feira, 26 de junho de 2018

FUGA EM MASSA DE PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA NO PARÁ


Detentos fugiram do Centro de Recuperação Penitenciário Para I (CRPP I), no Complexo de Santa Izabel, Grande Belém, na madrugada deste domingo (24). Os presos conseguiram escapar por um túnel. A polícia faz buscas pela região.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), por volta das 4h30 da manhã, policiais que faziam ronda no Complexo perceberam uma movimentação suspeita na área de mata próxima ao presídio e constataram a fuga.

Não há confirmação oficial ainda do número de fugitivos. Uma recontagem é realizada na unidade prisional. Por medida de segurança, a visita foi suspensa no CRPP I.

Segundo informações da Susipe, até este sábado, o CRPP I custodiava 1.225 detentos e a capacidade é para 685. Ou seja, a unidade prisional opera com 79% de excedente carcerário.

As imagens internas da cela passarão por perícia. A cela onde a escavação foi feita será interditada para reparos e o túnel concretado. A unidade continua operando normalmente. Os presos estão sendo remanejados internamente para outros pavilhões do bloco carcerário.

Após a fuga, mulheres de presos interditaram as duas vias da BR 316, em protesto. Policiais da PRF desobstruíram a rodovia e o tráfego já foi normalizado. Todas as outras oito unidades prisionais do Complexo Penitenciário de Santa Izabel operam dentro da normalidade após o ocorrido, de acordo com a Susipe.

Por G1 PA, Belém

No último dia 19 o mesmo fato, no mesmo modo operantes ocorreu em Juazeiro do Norte. Quando Detentos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), localizada no Município do Cariri cearense, fugiram por meio de um túnel por volta das 16h desta terça-feira (19). O primeiro detento que foi capturado pela Polícia afirmou que cerca de 20 presos escaparam. Na maior fuga da unidade prisional desde sua fundação, em 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário