quinta-feira, 21 de junho de 2018

PIS PASEP NOVO GOLPE WHATSAPP



Mais de 116 mil pessoas já teriam caído em um golpe que promete exibir o saldo do PIS diretamente no celular, de forma a permitir que o trabalhador já fique sabendo quanto tem para receber do governo. A mensagem vem pelo WhatsApp e leva a um site malicioso, com direito a questionário, saldo falso e até uma área de comentários com supostos trabalhadores satisfeitos. Tudo falso e, provavelmente, voltado para o roubo de dados.



Quem faz o alerta é o Dfndr Lab, laboratório da empresa de segurança PSafe, que também liberou imagens do golpe. A mensagem compartilhada carrega um link malicioso que, como sua própria composição indica, não tem qualquer tipo de relação com o governo federal. O saldo exibido é o mesmo para todos os utilizadores, R$ 1.223,20, e o processo acontece com a resposta a algumas perguntas, sendo finalizado pelo envio do serviço para 30 contatos pelo WhatsApp.
Não importam as respostas dadas a perguntas como “você trabalhou com carteira assinada entre 2005 e 2018?” ou “está registrado atualmente?”. Todas geram o mesmo resultado e também o mesmo saldo falso, bem como permitem visualizar os mesmos comentários falsos, em que trabalhadores afirmam terem conseguido realizar o saque do valor indicado. É uma forma de trazer aparência de legitimidade ao golpe.

Colaborou



Nenhum comentário:

Postar um comentário