sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DIA dos Santos Reis Magos



Epifania, em grego, significa manifestação. Neste dia a Igreja celebra afesta da Epifania, ou seja, a visita dos Magos que foram adorar o MeninoJesus. Essa visita simboliza a manifestação de Nosso Senhor não somente aos judeus, mas a todas as nações da Terra. 


É tempo de festa no Assentamento Olho D´Água, zona rural deste Município. Amanhã, o grupo folclórico Reisado Congo faz apresentação na comunidade, para anunciar o nascimento do Menino Deus. Sob a coordenação de José Orlando Pereira da Cruz, conhecido como Mestre Orlando, agricultores participam da manifestação folclórica.
“Esta é a nossa vida, a nossa alma”, diz o Mestre Orlando. “O nosso esforço é para manter viva esta tradição”. Graças ao apoio da Secretaria de Cultura do Município, o reisado foi reativado em 2005. “É uma tradição rica do nosso folclore que foi resgatada e será mantida”, disse o secretário de Cultura e Turismo do Município, Hélio Batista. “A descoberta desse grupo é uma referência para a cultura popular cearense”.

Clima de festa

O Assentamento Olho D´Água está localizado no Distrito de Canindezinho. Na comunidade, o clima é de festa. As comemorações acontecem desde o Natal. até hoje, a partir das 17 horas, haverá apresentação em frente à Capela dedicada a São Joaquim que foi construída pelos agricultores no assentamento. Depois, os moradores e, também, visitantes participam de um jantar comunitário.
O grupo folclórico foi reativado com apoio do Banco do Nordeste, do INCRA e da Prefeitura de Várzea Alegre. A manifestação chegou à comunidade, oriunda de Alagoas e de Manaus, por meio do agricultor José Santana, que representava o personagem Mateus.
No assentamento, a manifestação estava “adormecida”, mas renasceu e vem conquistando a adesão dos moradores da localidade e dos jovens. Na época, foram investidos R$ 10 mil para a aquisição de instrumentos musicais e indumentárias.

Origem

Oriunda de Portugal, o reisado é uma manifestação folclórica secular que se disseminou fortemente pelo Nordeste brasileiro. Uso de alegorias sacras e profanas, os integrantes dos grupos celebram o nascimento do Menino Jesus. O Assentamento Olho D´água foi criado em 1996, após uma ideia e luta do agricultor Luiz Gonzaga Ferreira. São 21 famílias assentadas. Fica distante 30km de Várzea Alegre. A via de acesso é por meio da BR-230 (Transamazônica), no Distrito de Canindezinho.

fotos: Diário do Nordeste e GRC

Nenhum comentário:

Postar um comentário