terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TOQUE DE RECOLHER NA CIDADE DE VÁRZEA ALEGRE

NA CIDADE PARECE MAIS UM SÁBADO A TARDE , UM DOMINGO OU FERIADO. DEPOIS QUE ESPALHOU-SE O BOATO DE POSSÍVEIS ARRASTÕES DE BANDIDOS, JÁ TER OCORRIDO EM JUAZEIRO BARBALHA E NA VIZINHA CIDADE DE FARIAS BRITO. TENDO SIDO CONFIRMADO ALGUNS CASOS DE OCORRÊNCIAS ISOLADAS. AQUI EM VÁRZEA ALEGRE ATÉ O FECHAMENTO DESTA NENHUMA OCORRÊNCIA HAVIA SIDO CONFIRMADA. MAS NOS SITES DE RELACIONAMENTOS APARECE ATÉ UMA MONTAGEM DE UMA FOTO DA MARQUISE DO PARQUE CÍVICO SÃO RAIMUNDO NONATO SEM A ESTÁTUA DO SANTO.


A NOSSA SITUAÇÃO É A SEGUINTE O COMERCIO TODO FECHADO. E APENAS 02 POLICIAIS NA DELEGACIA DE POLICIA. AS VIATURAS FORAM LEVADAS PARA A CIA DE JUAZEIRO DO NORTE.


NA CAPITAL 

A paralisação dos policiais militares no Ceará tem provocado uma onda de medo e deixado cidadãos em estado de alerta máximo para qualquer movimentação estranha. Desde a madrugada desta segunda-feira (02) até a manhã desta terça (03), internautas têm alimentado as redes sociais com informações de supostos "arrastões" em vários bairros de Fortaleza.
No entanto, várias dessas denúncias não passaram de boatos. Nesta manhã, lojas fecharam no Mercado Central de Fortaleza, mas de acordo com a associação de lojistas do centro comercial, não houve nenhuma ocorrência.

De fato aconteceu

No entanto, a cidade teve problemas sérios na noite desta segunda-feira. Um grupo armado invadiu um supermercado no bairro Montese e outro assaltou motoristas em uma rua do bairro Aldeota.
A Secretaria da Segurança Pública diz saber da onda de denúncias de arrastões e afirma que a maioria são boatos. O governador Cid Gomes decretou situação de emergência no Ceará neste sábado (31) e solicitou tropas do Exército e Força Nacional que policiam o Ceará desde o réveillon. Os PMs parados estão acampados em um quartel da capital, para onde estão levando os carros da corporação.

Tentativa de assalto

Na manhã desta terça-feira (3), nas proximidades na Avenida Maria Tomásia, assaltantes tentaram roubar lojas usando armas sem munição. Os seguranças reagiram e os suspeitos fugiram e deixaram a arma para trás.  Na noite desta segunda-feira (2), comerciantes relataram que houve arrastão na Avenida Mozart Pinheiro de Lucena, no Bairro Jardim Guanabara e uma estudante de enfermagem ficou ferida quando homens invadiram um supermercado no Bairro Montese.

Reivindicações

Paralisados desde a última quinta-feira (29), policiais militares e bombeiros querem reajuste salarial de 80% até o fim de 2014, além de anistia a todos os policiais que participam do movimento. Segundo o comando do movimento de paralisação da PM, 10.000 policiais estão parados em pelo menos 10 cidades do Ceará. Policiais e familiares estão acampados na 6ª Companhia do 5º Batalhão (BPM), no Bairro Antônio Bezerra, para onde levam os carros da corporação.
Por conta do movimento, o governo do estado decretou situação de emergência neste sábado (31) e solicitou a presença do Exército Nacional para auxiliar na segurança da festa de réveillon de Fortaleza. Força Nacional está na cidade desde sábado.
Com o aumento da adesão de militares à paralisação, o reforço nacional permaneceu em Fortaleza após a festa da virada. Na segunda-feira (2), 2.449 homens do Exército, Forças Armadas e órgão de segurança faziam policiamento da Grande Fortaleza nesta segunda-feira (2). Mas, no mesmo dia, começaram os relatos de arrastões e assaltos.


Juazeiro do Norte-CE: Onda de assaltos começa a se registrar nos bairros e centro da cidade
Roberto Bulhões

Com os policiais em greve começou na manhã de hoje a onda de assaltos a mão armada no centro e bairros da cidade de Juazeiro do Norte. A policia não tem nenhuma viatura para atender as ocorrências e a bandidagem começou a agir sem ser incomodada com nada. Só pela manhã cerca de seis pessoas foram assaltadas e duas casas loterias receberam a visita de bandidos encapuzados. Uma das lotéricas fica ao lado da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) e a outra na avenida Ailton Gomes, bairro do Pirajá. O temor de mais assaltos começa a tomar conta da população que se sente bastante insegura.
No centro comercial da cidade a preocupação é muito grande com possíveis assaltos e ontem alguns comerciantes fecharam as portas mais cedo. Hoje pela manhã um carro de som do Sindicato dos Comerciarios conclamava os lojistas a fecharem seus estabelecimentos comerciais mais cedo, para evitar algumas surpresas. Informações dão conta que vem sendo registrados assaltos em outros municípios devido à falta de segurança. A Polícia Civil no interior praticamente nada pode fazer porque não tem a menor condição de atender.

EXÉRCITO

O reforço do Batalhão de Exército Brasileiro sediado em Petrolina ainda não apareceu e a mais recente informação é que os militares devem chegar até o final da tarde. Um oficial do exército esteve agora pela manhã procurando um local para basear os militares, cerca de 200, bem como encontrar apoio logístico para alimentar a tropa. Ainda não foi definido onde os soldados de Petrolina vão fazer suas refeições.

MISSÃO VELHA

Em Missão Velha a prefeitura colocou dois veículos Fiat a disposição da policia, mas, hoje pela manhã, esses veículos amanheceram com os pneus cortados a faca. A única viatura da PM está parada pelo pessoal da greve.
As cinco Companhias da Polícia Militar ligadas ao 2º Batalhão da PM (2º BPM), sediado em Juazeiro do Norte, estão com suas atividades paralisadas diante da greve dos policiais militares. Em Juazeiro, sede da 1ª Cia do 2º BPM, o movimento eclodiu na tarde de segunda-feira com os PMs entregando as armas e parando as viaturas no pátio da Companhia de Meio Ambiente (CPMA). Houve também adesão do pessoal do Corpo de Bombeiros que pararam duas viaturas. Mesmo com a determinação da justiça que a greve é ilegal, os PMs continuam parados na capital e no interior. 
Em Iguatu, sede da 2ª Cia da PM, os policiais também paralisaram as atividades ontem e as ocorrências não estão sendo atendidas. Os militares afirmam que a volta ao trabalho depende apenas de uma decisão do governador Cid Gomes. A exemplo de Juazeiro e Iguatu, os policiais da 3ª Cia da PM de Brejo Santo, seguidos pelos companheiros da 4ª Cia de Campos Sales e o pessoal da 5ª Cia, sediada em Crato, se uniram e todos estão sem atender as ocorrências. Em todos os quartéis os pneus das viaturas foram esvaziados. O comando de greve afirma que a mobilização atinge todo estado e até os destacamentos onde existe um ou dois policiais militares, também, estão aderindo a paralisação.

FORÇA NACIONAL

No final da tarde de ontem o comandante do 2º BPM, coronel Francisco de Assis Paiva, informou que o comando geral da PM estaria vendo a possibilidade de enviar ao Cariri, militares da Força Nacional de Segurança. Na capital a segurança está sendo feita por militares da Força Nacional e do Exército e hoje começa a receber reforço dos Fuzileiros Navais. Com isso um efetivo da Força Nacional deveria ser enviado de avião para Juazeiro e distribuídos os seus integrantes distribuídos em vários municípios do Cariri e Centro Sul. 
Informações chegadas agora a pouco a redação do Site assegura que o Exército enviou na manhã de hoje, do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BMTZ), sediado em Petrolina, Pernambuco, um comboio com quatro viaturas para atender a segurança no Sul do estado do Ceará. A chegada desses militares deve ser no início da tarde na sede do batalhão em Juazeiro. Por outro lado os militares que não estão participando da greve, não têm como atender as ocorrências devido a falta de viaturas.
A Justiça determinou, ontem, o fim da paralisação dos PMs. A ordem é da desembargadora Sérgia Miranda. Além de ordenar o retorno imediato da categoria às suas atividades, a magistrada estabeleceu uma multa diária de R$ 15 mil a cada uma das associações da classe e R$ 500,00 por cada militar envolvido no movimento. Miranda concedeu liminar atendendo a um pedido do Governo do Estado.
Em seu despacho, a desembargadora sustenta que, além da inconstitucionalidade do movimento, os atos que estão sendo praticados pelos PM caracteriza cometimento de crime militar. No mesmo documento, foi determinado que os policiais deverão, de imediato, devolver os bens do estado (viaturas, armas e outros equipamentos). Caso esta decisão seja descumprida, cada um dos militares pagará multa.

Ordem

"Analisando os autos, verifica-se que o Estado requerente alinha diversos prejuízos impostos à população cearense pelo movimento paredista, somando-se ao evidente abalo à Segurança Pública do Estado. Os grevistas retém ilegalmente as viaturas militares, inviabilizam o acesso aos quartéis invadidos, apropriando-se indevidamente de bens públicos, e, ainda, para agravar a situação, portam armas de fogo e consomem bebidas alcoólicas no interior das instalações militares utilizando mulheres e crianças como verdadeiros escudos humanos", ressaltou a desembargadora na sua decisão.
"Embora reconhecendo o direito dos militares em buscar a melhoria de suas condições de trabalho, não se pode perder de vista à supremacia do interesse público e a necessidade de se dar continuidade ao serviço essencial, assegurando o atendimento sem prejuízo à comunidade", completa a magistrada.
Por fim, a desembargadora ressalta que, se necessário, deve ser usado o uso da força policial para o cumprimento da medida.
Já o Comando da Polícia Militar informou que, diante da decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, as atitudes tomadas pelos manifestantes "caracteriza o cometimento de crime e infração militar". Ainda segundo a Assessoria do Comando, cada caso será analisado e seus protagonistas serão enquadrados no Código Penal Militar e no Código Disciplinar dos Militares Estaduais.

Chamada

Ainda na noite de sábado, o Comando Geral decidiu convocar, individualmente, todos os militares destacados nas unidades da Grande Fortaleza. Houve chamada nominal no Quartel do QCG. Aqueles que não atenderam ao chamamento, deverão ser enquadrados no Código Militar.
Os militares que participam do movimento exigem, além de aumento salarial, anistia geral. Essa é uma das reivindicações que eles levaram para a mesa de negociação junto ao Ministério Público, na noite da última sexta-feira. O impasse entre as partes resultou num fracasso na tentativa do MP de conciliação. Um Termo de Conduta chegou a ser redigido, mas não foi assinado.


Exército está pronto para atuar no Interior do Estado

O efetivo de aproximadamente mil homens oriundo das tropas federais (Exército Brasileiro, Força Nacional de Segurança) e que estão auxiliando os órgãos de Segurança Pública do Estado, pode aumentar caso haja mais adesão a paralisação dos policiais e bombeiros militares estaduais.
De acordo com o tenente-coronel Charles Moura, responsável pela 5ª Secção da 10ª Região Militar, as tropas que já estão em atuação em Fortaleza podem ser deslocadas para o Interior do Estado caso seja necessário. "Do Exército temos um efetivo em torno de 750 militares. Esse pessoal está lotado na Capital, mas de acordo com a necessidade eles podem ser deslocados para outros municípios. Podemos contar ainda com o acréscimo de meios de outros estados ou pedir apoio de outras forças militares armadas a fim de provermos a segurança do cidadão cearense. Essa é a nossa missão. Garantir ao cidadão o direito de ir e vir com tranquilidade", afirmou o oficial.
Além do reforço da segurança nos pontos de instalações públicas para garantir "os meios de comando e controle", como o Palácio da Abolição, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e os Comandos da Polícia Militar e dos Bombeiros, o objetivo da ´Operação Ceará´ é garantir a segurança nos bairros da Capital.
"Já estamos atuando no Centro, nos terminais e à medida que recebemos os meios disponíveis, vamos aumentar a capilaridade e alcance das nossas ações", disse o tenente-coronel.
O governo disponibilizou ontem 100 veículos Renault Sandero e mais 30 viaturas do Ronda do Quarteirão. "Em cada veículo desse nós vamos poder colocar quatro militares e nos deslocar para qualquer ponto da Cidade. Recebemos também 300 coletes cedidos pela PM, que serão distribuídos para as nossas tropas que vão trabalhar no policiamento ostensivo". As ações são comandadas pelo general Divisão Geraldo Gomes de Matos Filho, comandante da 10ª Região Militar.

ENQUANTO ISSO A PRE TRABALHA

Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) prendeu José Wellington Gomes da Silva Filho, 21, e Gilvan Dias de Souza, 39, no momento em que eles assaltavam um casal de aposentados (identidades preservadas), na Avenida Santos Dumont, na Aldeota. Um dos bandidos tentava arrancar a bolsa da mulher, que estava ao volante do Honda Fit de placas HXM-6417, enquanto o segundo já estava no interior do veículo, rendendo o marido dela.
O cabo PM Araújo, comandante da patrulha, informou que Gilvan de Souza, que já tem duas condenações por roubo, estava com um revólver calibre 38. Os policiais da PRE encontram cinco munições na arma. Quatro cartuchos estavam intactos. "Ele apertou o gatilho, mas o revólver falhou", disse o policial.



PRF reforça policiamento nas rodovias federais do Estado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou por meio de uma nota à imprensa que está executando um plano emergencial de reforço do policiamento ostensivo nas rodovias federais do Estado.
A PRF afirma ainda que não tem o objetivo não é interferir nas negociações entre a Polícia Militar e o Governo do Estado, mas diminuir a falta de policiamento para a população.

Confira a nota na íntegra:

"Por ordem do Superintendente Regional, todo o efetivo da PRF do Ceará está à disposição da área operacional. Os policiais que iriam tirar férias nos próximos dias terão suas férias adiadas e policiais que trabalham em serviço administrativo estão sendo redirecionados para o serviço de policiamento ostensivo. Além disso, todos estão trabalhando em escalas especiais de reforço.
Também foi feita requisição ao Departamento de Polícia Rodoviária Federal, em Brasília, buscando reforços de policiais, viaturas, armamentos e aeronaves para o nosso Estado. Tendo esse reforço previsão de chegada durante esta semana.
O objetivo da PRF não é interferir nas negociações da Polícia Militar do Estado do Ceará com o Governo do Estado, mas minimizar os efeitos do déficit de policiamento para a população, contribuindo para a contenção da violência, efetivamente nos trechos urbanos que fazem parte da área de circunscrição da PRF, como os acessos a Fortaleza pela BR 116 e pela BR 222, trabalhando para evitar que a situação se transforme em uma reação em cadeia".


Presos perigosos retornam ao Ceará

Em meio à crise que se instalou na Segurança Pública do Estado, com a greve de PMs, nove criminosos considerados de alta periculosidade, que estavam em presídios federais nos Estados do Paraná e Mato Grosso, estão de volta do Ceará. Eles retornaram divididos em três grupos.
Todos foram encaminhados à Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Luciano Andrade (CPPL I), em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Dentre os transferidos está Antônio Jussivan Alves dos Santos, ´o Alemão´,o mentor do assalto ao Banco Central de Fortaleza, no dia 09 de agosto de 2005, em que ele e a quadrilha que comandava conseguiram furtar R$ 164,8 milhões do BC.
Também voltou ao Ceará o ex-sargento PM Jean Charles da Silva Libório, acusado de ter participado da quadrilha do contrabandista iraniano Farhad Marvizi, e de ter praticado vários homicídios a mando do estrangeiro.

Perigosos

Além deles, a lista é composta por outros sete nomes conhecidos da Polícia, bandidos que se envolveram em grandes e audaciosas ações. São eles, Antônio Carlito Avelino, Daniel Belmiro José Rodrigues, Francisco das Chagas Galeno, Francisco Talvane Teixeira, Leonardo de Souza dos Santos, Marcelo Sarruf e Rodrigo Luchette.
A maioria havia sido transferida para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, junto com ´Alemão´, no dia 3 de março do ano passado. A previsão era que os detentos ficassem lá por, pelo menos, 360 dias, já que representam grande risco nos presídios cearenses, segundo informação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). O retorno dos criminosos foi determinado pela Justiça Federal, através da Vara de Execuções Penais de Catanduvas. Ainda segundo a Sejus, a decisão não foi tomada em conjunto com a administração penitenciária cearense.
Segundo o Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP), Pablo Feitosa de Meneses, ´o Pablito´, acusado de praticar assaltos à banco e sequestros, está solto. Ele foi liberado do Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande (MS) para onde tinha sido transferido junto com ´Alemão".

Polícia Civil poderá parar novamente

Policias Civis irão se reunir hoje em uma assembleia para decidir se haverá nova paralisação. A reunião está marcada para as 18 horas e acontecerá em frente ao Sindicato dos Policias Civis do Ceará (Sinpoci), segundo a presidente Inês Romero.
Lá, eles votarão a proposta de se juntarem aos Policias Militares e Bombeiros que decidiram paralisar seus trabalhos. Se decidirem parar, esta será a terceira vez no ano que os expedientes acontecem com efetivo reduzido. Os policias lutam por reajuste salarial e por melhores condições de trabalho.


Fonte: Diário do Nordeste

Um comentário: