A partir da década de 1980, os grandes jornais brasileiros passaram a inserir trabalhos de autores nacionais nas páginas até então dedicadas quase exclusivamente aos quadrinhos americanos. Entre esses autores, destaca-se na imprensa diária o cartunista Miguel Paiva com a “Radical chic” e o “Gatão de meia-idade”, assim como os desenhos de “Ed Mort” com texto de Luiz Fernando Verríssimo
A Radical foi criada em 1982, sendo publicada na última página da revista 'Domingo' do Jornal do Brasil. onde ficou até novembro de 1996. Após, passou a ser publicada no caderno 'Ela' e depois no caderno 'Rio Show' do jornal O Globo.
Foi publicada também, durante quatro anos, no jornal Folha de São Paulo e, atualmente, é publicada no 'Caderno de TV' do jornal O Estado de S. Paulo, no jornal O Povo de Fortaleza e mensalmente na revista Nova.
A Radical também aparece nas tevês do Brasil, em vinhetas da Rede Globo, e já foi estrela de um programa em 1993, na mesma TV Globo, onde era interpretada pela atriz Andréa Beltrão.
Existem quatro livros da Radical editados no Brasil, sendo que os dois primeiros foram editados pela L&PM, um pela Editora Recorde, o último, pela Editora Objetiva.
Tem como principais personagens,
Gatão de Meia Idade
O Gatão começou a ser publicado em 1994, como tira diária no Jornal do Brasil, até passar para as paginas O Globo, com a Radical. É também publicado no Estado de São Paulo, e eventualmente, ocupa pequeno espaço na página da Radical Chic.
Sobre o personagem Gatão já foram editados três livros pela Editora Objetiva e, em 2006, foi lançado o filme Gatão de meia idade, dirigido por Antônio Carlos da Fontoura e com Alexandre Borges no papel principal.
A Radical Chic, que é uma mulher de trinta e poucos anos, urbana, independente, solteira e em eterna "crise", e reflete como poucas o universo feminino, daí sua enorme identificação com as mulheres de todas as idades. Virou um ícone para as mulheres, e,
O Gatão de Meia- Idade, que cobre o outro lado da sociedade urbana. O homem quarentão e separado, com lastro familiar pois já foi casado e tem uma filha, mas ao mesmo tempo solto e pronto para viver as delícias da liberdade, apesar de não saber lidar muito bem com isso.
Na TV, tem trabalhos como autor e roteirista de inúmeros programas, entre eles:
Radical Chic - (TV Globo): Autor e roteirista
Malhação - (TV Globo): Autor e roteirista
Vinhetas do Plim-Plim- Animação - (TV Globo): Diretor e desenhista
Comentário Geral - (TVE): Diretor de criação e comentarista
Edição Nacional - (TVE): Comentarista
Estação Globo - 40 anos de Rock - (TV Globo): Roteiro e texto
Criança Esperança - (2003 a 2009): Roteiro, texto e grafismos
Uma Rosa com Amor - SBT - (2010): Colaboração no texto
Autor também de livros, filmes e peças de teatro, Miguel Paiva é considerado por seus colegas, um humorista totalmente multimídia.
Miguel Paiva (Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 1950)
Essencialmente ligado no comportamento, relações afetivas e amorosas e os modismos da sociedade, vem construindo ao longo dos quase 40 anos de carreira, textos e personagens de sucesso recheados de bom humor.
Fontes:
Playlist Digital - www.playlist.com.br
wikipedia
http://iedb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário