quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PARABÉNS A QUEM EDUCA


No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a ideia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

FONTE: WIKPEDIA

HOMENAGEM AS PROFESSORAS

Meu crânio é como uma fonte
Que tem agua cristalina
Jorrando os versos que eu faço
Como Deus me determina
Com as flores da paisagem
Vou fazer minha homenagem
A pessoa que ensina

Dia quinze de outubro
O dia dos professores
Como sou um bom aluno
Reconheço os seus valores
Sua ideia e seu sorriso
Por isso eu parabenizo
Os nossos educadores

O dia do professor
Um orgulho da nação
Pois o nosso Brasil tem
Muita civilização
Professoras professores
Merecem nossos louvores
Por sua dedicação

A escola é importante
Para quem quer aprender
Mas só quem estuda sabe
O valor que pode ter
Conhecimentos gerais
Das belezas naturais
É feliz quem conhecer

Se eu pudesse faria
Um jardim com muitas plantas
O retrato de Adão e Eva
De Maria e outras santas
E em outubro o lindo mês
Eu dedicava a vocês
Aquelas belezas tantas

Dedico minha homenagem
Que tem ponto vírgula e traço
Para todos os professores
Vai meu respeitoso abraço
Com esta literatura
Poesia é a cultura
Que diariamente faço

Findo pedindo desculpas
Se desagradei alguém
Assim disse Rui Barbosa
Cada um dar o que tem
O dia do professor
Eu respeito e dou louvor
E comemoro também

      Sitio Gangorra
03 de dezembro 1996


Poeta Antônio de Freitas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário