segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PROFESSOR JOÃO ROCHA VIVE PREGANDO 2


Pela primeira vez, telescópio capta colisão entre dois sóisPreviousNextReprodução / ESO
Uma equipe de cientistas do European Southern Observatory, liderado pelo cientista Leonardo Almeida, da Universidade de São Paulo (USP) captou, usando o Very Large Telescope, que está localizado no Chile, o momento no qual duas estrelas de proporções imensas chocaram-se uma com a outra, tendo gerado uma explosão. O artigo "Discovery of the massive overcontact binary VFTS 352: Evidence for enhanced internal mixing" que relata o sucedido entre os dois sóis do sistema solar duplo VFTS 352 foi publicado no The Astrophysical Journal, no dia 13 de outubro. No referido artigo é explicado que tal acontecimento é inédito e que a colisão aconteceu a 160 mil anos-luz de distância da Terra, na Nebulosa de Tarântula, uma das regiões mais propícias para o nascimento de estrelas no Universo. As observações dos cientistas revelam que o par de estrelas está entre o mais "extremo e estranho já encontrado".
Os cientistas da European Southern Observatory acreditam que as duas estrelas vão agora unir-se dando origem a um buraco negro. Outra teoria passa pela união das duas estrelas que dará origem a apenas uma ou pela morte dos dois sóis.
As duas estrelas do sistema solar binário VFTS 352 se orbitam a uma distância de pouco mais de um dia. O centro das estrelas está separado por apenas 12 milhões de quilômetros de distância, segundo o ESO; os dois corpos estão tão próximos que suas superfícies se sobrepõem e uma espécie de ponte é formada entre eles. O VFTS contém massa combinada de cerca de 57 vezes a do nosso Sol e uma temperatura de superfície de mais de 40 mil graus Celsius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário