domingo, 26 de novembro de 2017

Família Fiuza: de Várzea Alegre para a construção de São Bernardo


Olá pessoal, tudo bem? Hoje gostaria de compartilhar com vocês mais um capítulo da saga #AsFamílijasdeSãoBernardo. Desta vez chegamos na história dos Fiuza, importante família que também fez parte da construção da nossa cidade! Os Fiuza desembarcaram no nordeste do Brasil e espalharam-se por todo o país. Descendentes de europeus, não se sabe exatamente se a origem da família é portuguesa ou italiana. Numerosa, a família seguiu para vários estados; é possível encontrar integrantes da família no Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e na nossa querida São Bernardo, onde dizem ter o maior número de descendentes dos Fiuza.

De Várzea Alegre/CE a São Bernardo do Campo

Curiosamente, todos os membros da família Fiuza que migraram para São Bernardo vieram de Várzea Alegre, no Ceará. A história começa com Edvar Gomes Fuiza, que chegou na nossa terra de batateiros em 1957, instalando-se na antiga Vila Ferrazópolis. Viúvo, Edvar trouxe sua segunda esposa, Geralda, e os filhos do primeiro casamento, Benedito, Júlio, Maria e Vitalina Gomes Fiuza. Edvar foi metalúrgico na antiga Mercantil (MercSwiss) e trabalhou em diversas padarias e supermercados da cidade.



O crescimento da Vila Ferrazópolis

Em 20 de agosto de 1960, vejam só, aniversário da nossa cidade, chega à São Bernardo José Fiuza da Rocha, primo de Edvar e filho de Vicente Fiuza Rocha. José Fiuza segue direto para a Vila Ferrazópolis e torna-se um dos fundadores do mais tarde bairro Ferrazópolis! Nessa época havia apenas duas casas de alvenaria e uma olaria no bairro; todas as demais casas eram de madeira. José morava na antiga Rua 12. Segundo relatos da época, todos os familiares que para cá migravam instalavam-se na Vila Ferrazópolis e, consequentemente, ajudaram no crescimento do bairro.



Os filhos de José Fiuza

Outro José Fiuza também migra para São Bernardo e aqui casa-se com Maria Rita de Morais (irmã de José Rocha). Além desse casamento, José Fiuza teve outros que lhe rendeu os filhos batateiros Dogival, José Orlando, Vitalina e Rita de Cássia (filhos de Maria Rita), Antonio e Gilberto, que foram para Fortaleza, e Nilzete e Creusa Fiuza, que hoje vivem em Várzea Alegre.


Creusa Fiuza casou-se com Matias Bezerra de Sousa. O casal teve os filhos Tadeu, Horlando, Rinaldo, Fiuza, Claésia, Íris e Francisco Matias Fiuza, já foi vereador em São Bernardo.


A família Fuiza foi  uma das primeiras a migrar para São Bernardo para ajudar a construir sua história. Obrigado a todos vocês que fizeram – e ainda fazem – parte dessa trajetória. Um grande abraço, pessoal!

Fonte: www.tarcisiosecoli.com.br


Reproduzimos também comentario na materia original da pessoa do Raimundo Nonato visto ter sido feito na data do dia 15 de abril de 2016 as 15:35 e até a publicação desta não ter ainda havido resposta e ou edição visando o complemento reivindicado. 

Boa tarde, fiquei feliz de ver a materia, a final sou da família Fiúza de Várzea Alegre, ao mesmo tempo triste, pois em 1965 chegamos em SBC, meu pai “José Dadi Fiúza irmão de Edivar (primeiro Fiuza da materia), assim sinto um pouco incompleta a matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário