terça-feira, 4 de agosto de 2020

V. Alegre 150 anos – Imagens que fazem parte dessa história. - AÇUDE OLHO D`ÁGUA.


Ao faltar 150 dias para acabar o ano em que se comemora o Sesquicentenário do nosso município, resolvemos, pois, postar imagens que na nossa concepção fazem parte dessa história. Umas pelas suas importâncias em quaisquer setores, outras tão somente pelos simples existir. 

Açude Deputado Luís Otacílio Correia, mais conhecido como açude Olho D’Água, localizado no município de Várzea Alegre, foi construído pelo 3º Batalhão de Engenharia e Construções do Exército, com recursos do Governo Federal e da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

Os objetivos da sua construção foram baseados na necessidade de abastecimento humano da sede municipal de Várzea Alegre e além dos usos para dessedentação animal, recreação de contato primário e o desenvolvimento de projetos de piscicultura.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) iniciou o monitoramento quantitativo e qualitativo das suas águas em abril de 1999. Para elaboração deste trabalho foi utilizado o banco de dados do reservatório e realizadas viagens de campo, nas visitas de campo, ocorridas entre os dias 30/06 e 01/07/2008, o volume armazenado era de 18.840.000 m3, a capacidade do reservatório é de 21 milhões de metros cúbicos.

O aporte acontece até meados do mês de fevereiro e permanece, geralmente até o mês de maio. O referido açude sangrou nos anos de 2004, 2006 e 2008, sendo as sangrias iniciadas entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril.

De acordo com dados do IBGE (2007), a agricultura do município de Várzea Alegre, onde está inserida a bacia hidrográfica do açude Olho D’Água é baseada na cultura de algodão arbóreo, banana, coco, castanha de caju, caju e manga, além das tradicionais culturas de subsistências de arroz, feijão e milho. A maioria dos agricultores da região é formada por pequenos e médios produtores rurais os quais exploram suas atividades em reduzidas faixas de áreas agrícolas. Já na pecuária, destacam-se as criações, na seguinte ordem: aves, gado bovino, suínos, ovinos e caprinos.

O açude teve sua construção iniciada no ano de 1993, na gestão de então prefeito Dr. Pedro Sátiro, pelo 3º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção, de Picos - Piauí. A ordem de serviço foi assinada pelo governador da época, Ciro Ferreira Gomes. Em 1998, no dia 30 de junho, um ano após o encerramento da gestão de Dr. Pedro Sátiro, o açude foi inaugurado pelo governador Tasso Jereissati e pelo então prefeito João Eufrásio Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário